11/05/2023 às 18h27min - Atualizada em 11/05/2023 às 18h27min

Governador visita obras de frigorífico que marcará início da industrialização da pecuária no Piauí

Empreendimento de 200 milhões está sendo construído em Ribeiro Gonçalves, com previsão inicial para abate de 300 bovinos e 600 suínos ou caprinos.

Portal Corrente
Alzir Neto, dono do empreendimento, o governador Rafael Fonteles e o consultor Ricardo Faganello

O governador Rafael Fonteles disse nesta quinta-feira(11), durante início das obras da Piauhy Indústria de Alimentos, em Ribeiro Gonçalves, no Cerrado piauiense, que o frigorífico agroindustrial vai ser o início da industrialização da pecuária local. “O que estava faltando era essa ousadia de empreendedores para agregar valor à produção. Ou seja, a mesma tecnologia que passou a ter na agricultura tem que acontecer na nossa pecuária”, afirmou o gestor, durante solenidade com a presença de várias autoridades, empresários e produtores locais.

Com um investimento de R$ 200 milhões, o maior frigorífico industrial do Piauí será o único a operar com o Serviço de Inspeção Federal (SIF) no estado e trará um grande impacto na economia de Ribeiro Gonçalves. O empreendimento vai gerar mil empregos diretos e outros quatro mil indiretos durante a construção, que deverá durar dois anos.

Rafael Fonteles disse que o bovino piauiense é de qualidade, mas faltava uma indústria para gerar valor agregado à carne produzida aqui. “Essa indústria vai mudar a realidade da pecuária aqui no sul do estado. Me incomodava o Piauí ser destaque na pecuária e não ter frigorífico industrial. A genética do gado já tem melhorado, mas faltava esse processamento da carne bovina, suína e de caprino.  Vai ser uma revolução para Ribeiro Gonçalves. A quantidade de empregos gerados é quase a população da cidade toda”, destacou o chefe do Executivo Estadual.

O governador parabenizou o proprietário da empresa, o produtor rural Alzir Neto, e frisou que o Estado do Piauí está à disposição para reduzir toda burocracia necessária para a obra ficar pronta o quanto antes. “Estamos otimistas com esse empreendimento. Contem com o Governo do Estado para dar resposta rápida. Todas as demandas que estiverem ao nosso alcance, faremos o possível para atender com celeridade. O papel do Estado é dar o total apoio ao empreendimento, sem burocracia”, afirmou Fonteles.

Durante a solenidade, Alzir Neto entregou uma placa de agradecimento a Rafael Fonteles pelo incentivo ao frigorífico e interesse em industrializar o Piauí. “O governador sempre foi um entusiasta da indústria e tem sido um grande parceiro. Desde o primeiro momento tem dado todas as condições, tem desburocratizado para que a indústria se implante aqui. Ele tem trabalhado para que outras indústrias se instalem no Piauí”, afirmou o produtor.

O nome da empresa é uma homenagem à antiga escrita do Estado do Piauí, Piauhy, e também uma forma de Alzir Neto tornar o Piauí referência em indústria pecuária no Brasil. “Queremos levar o nome do Piauí para fora, para ser referência em indústria e exportar o nosso nome e isso coaduna muito com o sentimento do governador em verticalizar nosso estado, em exportar nossos produtos”, frisou o agora pecuarista.

Produção deve começar em dois anos

A Piauhy Indústria de Alimentos deve começar a funcionar em dois anos. O dono da empresa Alzir Neto informou que serão 80 caminhões diariamente trazendo animais vivos. Inicialmente, o frigorífico vai começar abatendo 300 bovinos e 600 suínos e caprinos, podendo chegar ao dobro dessa produção. “Vamos trazer para o mercado interno mais de 200 mil toneladas de carne processada ou in natura”, disse o produtor .

Segundo o consultor Ricardo Faganello, da empresa Faganello Engenharia, a indústria vai ser um marco para a região. “O Nordeste é a bola da vez. Acreditamos que o Piauí vai exportar carne para o mundo inteiro”, destacou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »