17/05/2023 às 10h22min - Atualizada em 17/05/2023 às 10h22min

Delegado Rodrigo Luna é demitido da Polícia Civil

Cidade Verde

O delegado João Rodrigo de Luna e Silva foi demitido da Polícia Civil do Piauí.  A portaria, assinada pelo secretário de Segurança, Chico Lucas, foi publicada na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial. 

Cidadeverde.com apurou que a demissão está relacionada a liberação irregular de um preso que responde a vários procesos, inclusive por tráfico de drogas. O caso aconteceu em novembro do ano passado.  A punição foi determinada após um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). 

Rodrigo Luna ainda respondeu a outros quatros processos administrativos na Polícia Civil, um deles por entregar atestado médico para justificar ausência no trabalho policial e no mesmo dia ser flagrado dando aula numa faculdade particular. 

A portaria, publicada no Diário Oficial, diz que a demissão do agora ex-delegado acontece em virtude de ações que vão de encontro aos incisos XIII e XLIV, art. 58, da Lei Complementar nº 37/04.

O que diz a Lei:

Art. 58º Ao policial civil é proibido:

XIII - praticar ato que importe em escândalo ou que concorra para comprometer a função policial;

[...]

XLIV - eximir-se do cumprimento do dever policial;

A portaria determina ainda que o servidor seja notificado, para tomar conhecimento da decisão e, também, para que ele faça a entrega "de carteira funcional, insígnias, distintivos, armas e quaisquer outros documentos ou objetos que o possibilite apresentar-se na qualidade de servidor".

A decisão determina ainda à Gerência de Gestão de Pessoas " que proceda o registro da demissão nos assentamentos funcionais do servidor processado, bem como adotar as providências quanto aos efeitos da referida penalidade".

João Rodrigo Luna não foi localizado pelo Cidadeverde.com para comentar a demissão. O espaço segue aberto. 

Procuradas, a Secretaria de Segurança e a Delegacia Geral da Polícia Civil não se manifestaram.

O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de Carreira do Piauí, Higgo Martins, tomou conhecimento da decisão e disse acionou a assessoria jurídica da entidade para adotar as providências cabíveis. 

Em 2021, Rodrigo Luna pediu exoneração do cargo de delegado regional de Parnaíba. À época, ele não explicou a decisão, mas  fez duras críticas ao gestores da segurança e adiantou nas redes sociais que saia do cargo "por não concordar com as políticas adotadas pela gestão".

Rodrigo Luna, que já atuou na 10ª Delegacia Regional de Corrente, ficou à frente da Delegacia Regional de Parnaíba por um ano e cinco meses. O então delegado continuou atuando na Polícia Civil, em Parnaíba, até a data de sua demissão

Rodrigo Luna é natural de Recife (PE) e concorreu a uma vaga de deputado estadual no Piauí nas eleições de 2022, pelo PL. Ele obteve 1582 votos. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »