15/06/2023 às 10h49min - Atualizada em 15/06/2023 às 10h49min

Polícia Militar do Piauí formará cerca de 1.100 novos soldados no próximo dia 23

Portal Corrente
A Polícia Militar do Piauí realizará, no próximo dia 23 de junho, a formação de aproximadamente 1.100 novos policiais que reforçarão a segurança no estado. A solenidade de conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFSD) será realizada às 19 horas, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde - Expoapi. 
 
Os alunos são dos polos de Teresina (497), Picos (217), Floriano (194) e Parnaíba (196), que estão aptos a integrar o policiamento atual por todo o Piauí. De acordo com o Tenente-coronel Ronald Moura, diretor do Centro de Educação, Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CEFAP), a formatura consiste em um grande marco para a instituição em seus 188 anos, comemorado no dia 25 de junho. 
 
"Consiste em um marco para a instituição, dos seus 188 anos. Tendo em vista que nunca houve uma formação de tamanha monta. São 1.104 soldados que serão nomeados pelo governador do estado. Para que tivesse chegado a essa perspectiva, eles terminaram o curso de formação com 792 horas/aula, sendo que a formação ocorreu no início com 500 em Teresina e 200 em cada polo (Floriano, Picos e Parnaíba), onde a gente procurou ter a maior unidade possível na aplicação de provas, na feitura de todos os cronogramas curriculares serem vencidos todos ao mesmo tempo”, destacou. 
 
Para o Tenente-coronel, diante de uma educação profissional e de qualidade, a Polícia Militar ganha uma grande e diferenciada renovação, visando cada vez mais garantir a segurança e combater a criminalidade. 
 
“A educação na Polícia Militar, por ter uma natureza de educação profissional, foi executada de uma forma a trazer o aluno e deixá-lo pronto para uma prestação de serviço público de qualidade. A Polícia Militar ganha, pois é uma renovação gigantesca, diferenciada. A sociedade ganha, pois é gás novo, pessoas novas, que estão dispostas a trabalhar, a manifestar uma minimização da prática delitiva no nosso estado", completa Ronald Moura. 
 
 
Promoções de oficiais e praças
 
As comemorações alusivas de 188 anos da PMPI ainda contarão com a solenidade cívico militar do dia 25 de junho, data do aniversário da corporação. Haverá a promoção inédita de 2.171 policiais, sendo 198 oficiais e 1.973 praças. A celebração será realizada às 19 horas, na Avenida Marechal Castelo Branco, em frente à Assembleia Legislativa do Piauí. 
 
“Serão condecoradas autoridades civis e militares de outros estados, de co-irmãs e das forças armadas. Mas entendemos que o ápice dessa solenidade e que é uma forma ímpar, nunca na história da Polícia Militar aconteceu, nós teremos 2.171 promoções entre oficiais, cabos e soldados, sargentos, subtenentes, no dia 25 à noite. E aqui a gente tem que fazer referência a cúpula da segurança pública, nosso secretário de segurança, Chico Lucas, nosso Comandante-Geral, Scheiwann Lopes e aqui a essência sendo do nosso governador Rafael Fonteles, para que a gente chegasse com a aprovação das leis que foram feitas a esse grande número de promoções que irá ocorrer no dia 25. É motivo de muita alegria, muita festa e temos realmente que comemorar”, ressalta o Coronel Sá Júnior, presidente da comissão organizadora dos eventos alusivos ao aniversário PMPI.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »