12/07/2023 às 21h33min - Atualizada em 12/07/2023 às 21h33min

Abertura oficial da 46ª edição da ExpoCorrente acontece nesta quarta (12)

A feira será aberta oficialmente às 18h no redondel do Parque de Exposições. Cavalgada terá início às 16h.

Portal Corrente

Acontece nesta quarta-feira (12), a abertura oficial da 46ª edição da ExpoCorrente, às 18h no redondel do Parque de Exposições Governador Alberto Tavares Silva, em Corrente. O evento já se consolidou como a mais tradicional Feira Agropecuária do interior do Piauí. Mais cedo, às 16h, uma grande cavalgada percorreu as principais ruas do município, até chegar ao local do evento.

“Hoje a nossa programação é intensa. A abertura oficial acontece com a presença de animais de todas as fazendas que vão estar aqui. Teremos também a presença de lideranças, autoridades, e diretores de órgãos ligados ao agronegócio. A partir daí, a ExpoCorrente vai receber os visitantes, investidores, criadores, pecuaristas de braços abertos com uma grande estrutura preparada nos últimos meses“, disse André Nogueira, diretor de inovação da Sada e presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí (Sada). “A estrutura da ExpoCorrente já demonstra a grandiosidade desse evento. Tem praça de alimentação, parques de diversões, empresas de máquinas, tratores, implementos agrícolas, comercialização de animais nos pavilhões, nos currais, em leilões, e também shows artísticos todas as noites a partir do dia 13 até o dia 16. A nossa estimativa é que este ano, o evento gere cerca de 15 milhões de reais com as diversas atividades comerciais envolvidas na feira“, avaliou Fábio Abreu, secretário da Sada.

A ExpoCorrente 2023 também conta com uma vasta programação educacional integrada, com organização e realização da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Instituto Federal do Piauí (IFPI), com palestras, seminários, cursos, exposições, mesas redondas, oficinas, bate-papos e outros. Os temas tratados na programação geral abordam alimentação animal, biodiversidade, irrigação para a agricultura familiar, manejo do solo, desafios na pecuária, operação de máquinas agrícolas, aplicação de inteligência artificial (IA) em sistemas agropecuários, melhoramento genético, e outros. As duas instituições de ensino também terão exposições externas de solos, sementes, plantas, bioinsumos, insetos, hortas, substratos, grãos, mudas, e etc.

Nos três dias serão realizados também os tradicionais leilões: do Rancho Santana, de ovinos e caprinos; Elo Forte, de gado da raça Gir Leiteiro e Girolando; Fazendas Unidas, de gado da raça Nelore. Além de presencial, o público interessado poderá acompanhar os leilões virtualmente pelo site Leilonorte. A diversão do evento será por conta de Walkyria Santos, Arreio de Ouro, Alana Macedo, Anderson Rodrigues, Forró Cavalo Branco, Guilherme Dantas, Dudu Nogueira, Henrique Nunes, Banda Menino Rico e Pegadões do Forró.

 

Stand da Sada

Além de ser uma das realizadoras e patrocinadoras do evento, através do Governo do Estado, a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) também terá um stand na ExpoCorrente para ter um contato mais próximo com a comunidade agrícola e com os visitantes do evento. No espaço, a Secretaria irá promover mesa redonda com produtores, comercialização de produtos da agricultura familiar, e com isso propiciar o diálogo entre produtores, contatos mais próximos e fechamento de negócios.


Seminário de Vacinação contra Brucelose

A Sada também irá promover através da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), o I Seminário de Vacinação contra Brucelose do Estado do Piauí, que acontecerá no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI), na sexta-feira (14) às 09h, na cidade de Corrente-PI. O seminário também faz parte do evento e terá na programação a palestra ´Brucelose: Doença, Vacinação, Controle e Prejuízos Econômicos Causados Pela Enfermidade´, que será ministrada pelo coordenador do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, Janilson Lima, e também contará com a participação do auditor fiscal federal e diretor técnico do DDA/SFA-PI, Francisco Antônio, que tratará sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal no Brasil (PNCEBT).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »