07/08/2023 às 14h06min - Atualizada em 07/08/2023 às 14h06min

Governo lança Programa de Expansão da Assistência Técnica nesta terça (8)

O programa vai beneficiar 60 mil agricultores familiares e terá um investimento total durante os 4 anos de programa de mais de R$ 54 milhões.

Redação

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), lançará, nesta terça-feira (8), o programa de Expansão da Assistência Técnica a todo o Estado do Piauí (Piauí +Ater). O programa será apresentado, em solenidade a ser realizada no Palácio de Karnak, às 11h30, pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário da Sada, Fábio Abreu, e tem como objetivo levar aos agricultores familiares melhorias na produção do campo.

O programa visa à expansão do serviço de assistência técnica e extensão rural e defesa agropecuária para os 224 municípios do Piauí, com atuação nos 12 territórios de desenvolvimento, ampliando em mais de 150% do número de famílias rurais atualmente atendidas.

A criação e desenvolvimento do programa é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Sada, e conta com diversos parceiros a nível municipal e até internacional. “Para a execução desse programa, vamos contar com a parceria da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), de prefeituras municipais, do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), de parceiros internacionais (Fida, Bird e BID), bem como de instituições de ensino e pesquisa e de empresas e entidades do terceiro setor”, especificou o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Sada, André Rocha.

O Piauí + Ater irá proporcionar a abertura de mais 113 novos escritórios ou salas de atendimento no estado, além da disponibilização de bolsas para egressos de escolas famílias agrícolas e escolas agrotécnicas, visando modernizar os serviços tanto para os servidores quanto para os agricultores familiares. “Nós vamos construir uma rede de assistência técnica e extensão rural em todo o estado, modernizando nossos serviços, ampliando os pontos de atendimento, investindo na utilização de ferramentas digitais, com foco na qualificação dos serviços”, destacou o secretário da Sada, Fábio Abreu.

O projeto Piauí mais Ater se propõe a dobrar o número de estabelecimentos que são atendidos com assistência técnica. A meta do programa é atender 60 mil agricultores familiares.  O investimento total durante os 4 anos de programa será de mais de R$ 54 milhões com recursos do Tesouro Estadual e de outras parcerias.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »