20/08/2023 às 17h01min - Atualizada em 20/08/2023 às 17h01min

Polícia Militar do Piauí recupera em Riacho Frio/PI celular furtado em Formosa de Goiás

O celular havia sido levado por uma mulher em um posto de combustíveis na BR 020

Viviane Setragni
Portal Corrente
O Grupamento de Polícia Militar do município de Riacho Frio/PI, pertencente ao 7ºBPM de Corrente, recuperou esta semana um celular Iphone furtado em um posto de combustíveis na cidade de Formosa de Goiás no dia 31 de julho.

Segundo relato, o Sargento Alexandre recebeu uma ligação do 16º BPM de Formosa/GO, informando que no dia 31 de agosto uma mulher teve o seu celular furtado em um posto de combustível localizado às margens da BR 020, e que o mesmo indicava, através do seu localizador, que ele estaria na cidade de Riacho Frio, estado do Piauí. A última localização exata do aparelho teria ocorrido no dia 9 de setembro, tendo sido desligado por volta das 12h55.

Com as informações em mãos, o policial militar entrou em contato com o proprietário de um dos veículos que faz a linha entre o DF e Riacho Frio e o mesmo confirmou que na data da ocorrência ele tinha feito o trajeto, trazendo passageiros para o Piauí. Ambos compararam as características que a proprietária do celular relatou sobre a mulher que ela havia encontrado no banheiro e a lista de passageiros do dia, tendo sido identificada uma possível suspeita, uma mulher de iniciais V.V.M.

Em posse das informações, o policial dirigiu-se até a casa da possível suspeita no bairro Morada do Sol, em Riacho Frio e relatou o fato, mostrando o boletim de ocorrência e a mulher logo confirmou que havia “encontrado” o celular no banheiro, mas que não sabia de quem era. O policial comparou o celular com as informações do BO e avaliou que tratava-se do mesmo aparelho. Ele enviou ainda a foto do aparelho para a sua proprietária, em Formosa de Goiás, a qual confirmou tratar-se do seu.

O caso inusitado encerrou com o envio do aparelho à sua proprietária. "O policial me mandou a foto com o meu celular já em mãos, muito feliz por tê-lo recuperado. Ele foi muito corajoso e inteligente e eu percebi que ele tem muito orgulho da profissão e é esse tipo de pessoa que faz a gente acreditar no ser humano, ele realmente é um profissional que honra a farda que tem e isso é muito bonito. Gostaria muito de agradecê-lo, assim como policial daqui de Formosa, que tomou a iniciativa de telefonar para a Polícia do Piauí para tentar resolver o caso", declarou a dona do aparelho. Ela havia registrado a ocorrência online, relatando todos os fatos e apontando a localização do aparelho.

CUIDADOS

A Polícia Militar reforça a importância de cuidados essenciais para evitar roubos e furtos de aparelhos celulares e medidas básicas de segurança que ajudarão a recuperá-lo, caso ele seja extraviado, roubado ou furtado, assim como para resguardar as informações pessoais contidas nele:
  • Fique próximo do aparelho o tempo inteiro. Não o deixe sobre uma mesa ou em um bolso aberto da mochila, por exemplo;
  • Não tire o telefone do bolso ou da bolsa em áreas conhecidas por furtos e roubos. Evite mexer no aparelho em locais perigosos;
  • Não se ofereça para dizer as horas em locais pouco seguros. Muitos indivíduos perguntam as horas para descobrir se o seu aparelho vale a pena ser roubado.
  • Coloque senha, código de bloqueio, ou “desenho” para desbloquear seu celular. Logo após o furto ou roubo, o criminoso não terá acesso aos seus dados, que poderão ser apagados remotamente por você.
Importante: Guarde os detalhes do seu aparelho. Faça um registro de todas as informações e guarde-o em um local seguro. Alguns dados importantes (O número do telefone/ O fabricante e o Modelo/ Detalhes visuais/ O PIN ou o código de desbloqueio/ O número IMEI (para celulares GSM) — algumas operadoras são capazes de desativar o aparelho através do uso do número).

Muitos usuários ainda não sabem a importância do IMEI na redução dos registros de furto e roubo de celular, já que com ele é possível bloquear totalmente o aparelho junto à operadora. O celular é inutilizado, mesmo após a inserção de um novo chip. Através dessa estratégia, a intenção é inviabilizar o comércio de produtos no mercado negro.

Mesmo com todos os cuidados, é recomendável que as vítimas não deixem de registrar o boletim de ocorrência, e assim auxiliar a polícia a coibir esse tipo de ação delituosa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »