20/10/2023 às 07h08min - Atualizada em 20/10/2023 às 07h08min

Reuniões científicas da obstetrícia serão abertas para todos os profissionais de saúde do Piauí

Redação

O Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal do Piauí, em parceria com a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), vai mudar a metodologia das reuniões científicas da Clínica de Obstetrícia.

A partir de agora, as reuniões vão permitir o acesso remoto de todos os profissionais de saúde do estado para discutir os temas relacionados à obstetrícia. Antes, as reuniões eram destinadas apenas aos residentes e profissionais da Maternidade Dona Evangelina Rosa.

As reuniões científicas acontecem semanalmente na MDER e têm o objetivo de qualificar os profissionais da rede. A reunião desta quarta-feira(18) foi sobre a sífilis na gestação.

Segundo a vice-presidente do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal do Piauí, Joselma Oliveira, os profissionais vão poder interagir com os apresentadores das reuniões e tirar dúvidas.

“O acesso vai ser de maneira ativa, através de um link, com direito a interação e esclarecimento de dúvidas, ajudando na qualificação e condução do manejo obstétrico, tanto na atenção primária quanto na média e alta complexidade para reduzir a mortalidade materna, infantil e fetal”, afirma.

Os comitês de prevenção do óbito materno, infantil e fetal, mais que uma estratégia de vigilância de óbitos, são instrumentos de controle social da qualidade de atenção à saúde prestada à mulher e à criança. São constituídos por instituições governamentais e da sociedade civil organizada, que desenvolvem ações nas áreas de saúde da mulher, do adolescente e da criança. Funcionam, portanto, como uma importante estrutura de controle social.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »