23/11/2023 às 14h48min - Atualizada em 23/11/2023 às 14h48min

SAF entrega sementes a agricultores familiares de 24 municípios do Território Chapada das Mangabeiras

O programa de distribuição de sementes e mudas é executado pela SAF no âmbito do Programa de Valorização da Agricultura Familiar.

Redação

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realiza, nesta sexta-feira (24), a entrega de sementes de feijão e milho para agricultores familiares de 24 municípios do Território Chapada das Mangabeiras. A solenidade simbólica da entrega será durante a plenária territorial que vai eleger e empossar a nova diretoria do Conselho Territorial da Chapada da Mangabeiras, na Câmara dos Vereadores de Bom Jesus, a partir das 8h30. A solenidade vai contar com a presença da secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, além de parlamentares, autoridades e representantes de movimentos sociais.

Serão entregues 9.600 kg de sementes feijão e 9.600 kg de sementes de milho, em um investimento que soma R$ 253.632 a partir de recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). O programa de distribuição de sementes e mudas é executado pela SAF no âmbito do Programa de Valorização da Agricultura Familiar. 

As sementes são disponibilizadas anualmente com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir os custos, subsidiando os agricultores familiares. 

Os municípios contemplados serão: Alvorada do Gurguéia, Avelino Lopes, Bom Jesus, Barreiras do Piauí, Cristino Castro, Corrente, Cristalândia do Piauí, Colônia do Gurguéia, Currais, Curimatá, Eliseu Martins, Gilbués, Júlio Borges, Manoel Emídio, Morro Cabeça no Tempo, Monte Alegre do Piauí, Parnaguá, Palmeira do Piauí, Redenção do Gurguéia, Riacho Frio, Santa Luz, Santa Filomena, São Gonçalo do Gurgueia e Sebastião Barros.

Posse Conselho Territorial

Tomarão posse no Conselho Territorial da Chapada das Mangabeiras, nesta sexta (24), os 102 novos conselheiros que são representantes do poder público, da sociedade civil e da iniciativa privada que foram escolhidos pelos 24 municípios. Cada cidade conta com quatro representantes (dois do poder público e dois da sociedade civil), além de outros três da sociedade civil com atuação territorial, e três da iniciativa privada com atuação territorial.

A SAF tem acompanhado a implementação de políticas nos territórios por meio dos agentes territoriais distribuídos pelos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí. 

De acordo com a superintendente de Ações Afirmativas e Organização Social da SAF, Márcia Mendes, o conselho é importante por alinhar as demandas da população com as políticas implementadas pelo Estado.

“O conselho é importante porque ele é parte da política de planejamento territorial. É uma estratégia adotada pelo Governo do Piauí para que as ações sejam pensadas a partir do território, do diálogo, da escuta da sociedade civil e da participação social, que tanto a gente prioriza. Todas as demandas do território passam pelo conselho, é discutido com os territórios, então é importante porque você garante a participação social das pessoas que fazem os territórios e acolhe suas demandas”, citou a gestora.

Com a eleição do Conselho Territorial da Chapada das Mangabeiras, a SAF fecha um processo que se iniciou no fim de 2022 de renovação dos 12 conselhos. Os mandatos são de dois anos. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »