27/04/2014 às 10h54min - Atualizada em 27/04/2014 às 10h54min

Superintendência de Meio Ambiente de Corrente alerta para os riscos do lixo jogado em terrenos

A pratica é considerada crime ambiental

Portal Corrente

A Superintendência de Meio Ambiente do município de Corrente tem realizado diversas ações, com o objetivo de conscientizar a população acerca da limpeza e conservação dos terrenos baldios da cidade. Na prática, uma parte da população insiste em não contribuir, depositando lixo e entulhos de forma inadequada em diversos terrenos da cidade, alguns inclusive com placas proibindo que o lixo seja depositado.

“Lamentamos profundamente esta prática, pois além do impacto visual negativo, esse lixo propicia a proliferação de doenças e pragas, que inclusive podem contaminar os próprios cidadãos que o colocaram neste local inadequado. Além disso, quando chove, ele escorre para as sarjetas e esgotos, contaminando os rios e obstruindo o escoamento dessas águas. A população precisa se conscientizar urgentemente sobre esta séria questão, não podemos mais admitir esta prática em nossa cidade. Trata-se de crime ambiental, com punição prevista em lei”, colocou o superintendente, Jesy Júnior.

lixo depositado em local inadequado é um risco para a população e para o meio ambiente

 

Como forma preventiva, a superintendência tem realizado palestras de conscientização nas escolas e nas comunidades, além de instalar as placas de alerta sobre a proibição em diversos terrenos por todo o município. “Estaremos atentos, a partir de agora, sobre essa questão. Pessoas que forem flagradas depositando lixo em local inadequado receberão uma advertência, como forma de alerta para que não voltem a cometer o delito. Se forem flagradas novamente, estas pessoas serão autuadas”, avisa Jesy.

A superintendência ainda orienta  que as pessoas que estiverem realizando construções devem colocar todo o entulho em recipiente adequado, como contêineres, ou providenciar o seu recolhimento, o qual deverá ser depositado  unicamente no aterro municipal. Quanto ao lixo doméstico, o ideal é que ele permaneça dentro de lixeiras, fora do alcance dos animais, e colocado nas ruas apenas no dia em que a coleta for realizada.

Curta Portal Corrente e receba atualizações em sua página do Facebook!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »