26/09/2014 às 07h41min - Atualizada em 26/09/2014 às 07h41min

Representante da ONG SOS MATA ATLÂNTICA vem ao Piauí apresentar carta sobre temas essenciais ao meio ambiente

ONG foi recebida pela deputada estadual Margarete Coelho (PP)

Ascom Margarete Coelho

A Fundação SOS Mata Atlântica lançou recentemente, em Brasília, a carta “Desenvolvimento para sempre: Uma agenda para os candidatos nas eleições 2014″. O documento é destinado aos candidatos à Presidência da República, aos governos dos Estados e aos cargos legislativos, com 14 metas essenciais a serem atingidas durante o próximo mandato.

 Agora, representantes da instituição estão percorrendo os diversos estados e discutindo o documento e sua aplicabilidade a partir de 2015. No Piauí, a ONG foi recebida pela deputada estadual Margarete Coelho (PP), candidata a vice-governadora na chapa do senador Wellington Dias. O diretor de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Montobani, se reuniu com a parlamentar para apresentar a carta, que contém 14 metas essenciais para a questão ambiental. A reunião contou ainda com a participação de ambientalistas locais como Dionísio Carvalho, Tânia Martins e Francisco Soares, todos envolvidos em projetos de preservação ambiental no Estado.

 Na oportunidade, Montobani destacou que a Frente Parlamentar Ambientalista apoia o documento, que está dividido em três eixos: florestas, mar e cidades. “Essa carta contém tópicos essenciais para fortalecer a agenda ambiental no país. Estamos buscando avançar e ampliar a conscientização do país para as questões ambientais”, destacou ele.

 Margarete Coelho analisou os diversos tópicos de cada uma das metas e, nos pontos que contém aspectos inerentes ao Piauí, confirmou o comprometimento em atuar de forma proativa para garantir a preservação ambiental na nossa região. “Cada região tem sua característica própria. Através de uma Secretaria Estadual de Meio Ambiente dinâmica e focada no desenvolvimento sustentável, teremos um Piauí mais próspero e consciente de suas potencialidades naturais”, destacou a parlamentar.

 

Abaixo alguns pontos da carta:

FLORESTAS

Manter o rito de criação de áreas protegidas no país e vetar qualquer iniciativa de modificação, evitando a aprovação da PEC 215.

Abrir  50%  dos 67 parques nacionais brasileiros ao uso público até o final de 2018, priorizando a criação de um marco regulatório para estas concessões.

Aumentar dos atuais US$ 4,5 para US$ 21 por hectare o orçamento anual para áreas protegidas no Brasil, equiparando-o ao da Argentina até 2018.

Concluir até 2018 o processo de regularização fundiária das unidades de conservação federais e estaduais, acelerando a aplicação dos recursos da compensação ambiental.

Aprovar projeto de lei com incentivos às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

 

MAR

Trabalhar pela aprovação, até 2015, do Projeto de Lei nº 6.969/2013, que institui a Política Nacional para a Conservação e Uso Sustentável do Bioma Marinho (PNCMar).

Até 2018, aumentar de 30% para 60% os municípios com a cobertura de saneamento básico na zona litorânea brasileira.

Implementar o Plano Nacional de Contingência para grandes vazamentos de petróleo e controlar os pequenos vazamentos.

Cumprir até 2018 a meta de proteger pelos menos 5% da área marinha sob jurisdição nacional e garantir que 100% das áreas protegidas marinhas tenham planos de manejo.

 

CIDADES

Instituir comitês de bacia em todo o país em 2015 e iniciar, por meio deles, a cobrança pelo uso da água a todos os usuários, em especial ao setor agrícola.

Universalizar o saneamento básico no Brasil e reduzir o desperdício na rede pública de águas dos atuais 40% para 20% até 2018.

Aprovar no Congresso e implementar até 2016 um marco regulatório para o pagamento por serviços ambientais (PSA) no Brasil.

Extinguir a classe 4 de rios na Resolução Conama 357, que atualmente permite a figura do rio morto, destinado a paisagem, diluição de efluentes e geração de energia.

Vetar qualquer iniciativa que altere prazos e metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2010.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »