09/10/2014 às 09h21min - Atualizada em 09/10/2014 às 09h21min

Falta de investimento na Penitenciária de Bom Jesus facilitou a fuga de criminosos altamente perigosos

Relatos em Corrente e Cristino Castro alertam a comunidade.

Portal Corrente

Por Viviane Setragni

O descaso com a segurança pública do estado do Piauí não representa mais novidade para a população. Fadados a trabalhar com estrutura defasada e com recursos insuficientes, policiais civis e militares se expõe diariamente no cumprimento do seu dever. Especificamente falando de Corrente, a população pode dar-se ao “luxo” de ter à sua disposição policiais comprometidos, refletido no alto índice de resolutividade dos crimes, mais de 90%.

Já o judiciário não tem a mesma resposta. Com estrutura sucateada e juízes insuficientes, consegue quase desfazer o que foi feito, deixando, aí sim, a população desacreditada.

No dia 2 de outubro, quinta-feira passada, oito detentos fugiram da Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Nunez, de Bom Jesus. Dentre os foragidos, estão criminosos de alta periculosidade, destacando os irmãos Tadeu e Baixola, que cometeram um homicídio bárbaro em Corrente, o estuprador Macaúba, de  Bom Jesus, e o maníaco estuprador que aterrorizou o município de Corrente e violentou diversas mulheres, o Jaelson Pereira dos Santos, também conhecido como Erick Gaivota.

A falta de estrutura da Penitenciária, construída há 15 anos, desde então sem nenhuma reforma ou melhoria, além do pequeno número de agentes contribuíram para a fuga. A estrutura inadequada para abrigar os 176 detentos, 106 a mais que a capacidade, evidenciam a falta de investimento do governo do estado, “deste e de todos os outros que passaram”, frisou o diretor do presídio, Gleidson da Silva Figueiredo.

Jaelson Pereira dos Santos, um dos foragidos, foi preso no dia 14 de julho deste ano em uma operação articulada entre os serviços de inteligência da polícia civil dos estados do Piauí e da Bahia. O criminoso, além de maníaco estuprador, é traficante. Já possui passagem na polícia por estupro, mas conseguiu responder em liberdade, já que possui um alto poder aquisitivo, tendo portanto caros advogados para defende-lo. Ainda neste ano, antes de aterrorizar a população de Corrente, Jaelson quase foi preso em uma operação que resultou na maior apreensão de drogas do município de Barreiras, estado da Bahia, em 21 de abril.

No início de julho o criminoso assombrou a população de Corrente com uma série de estupros cometidos da mesma forma, com perseguição de moto, ameaça com arma de fogo, tendo como vítimas mulheres sozinhas, desde adolescentes até idosas. O maníaco também fazia terror psicológico, assegurando que se fosse denunciado voltaria para mata-las.

Apesar do empenho da polícia de Bom Jesus, até o momento apenas dois fugitivos foram recapturados. A falta de articulação entre as polícias de Bom Jesus e Corrente pode ter facilitado a fuga dos criminosos, pois tendo ciência dos fatos barreiras policiais poderiam ter sido montadas em pontos estratégicos.

O Comandante do 7° Batalhão de Polícia Militar de Corrente, o Major Hortêncio, declarou na manhã desta quarta-feira que não havia sido comunicado oficialmente da fuga dos criminosos mas que iria orientar os policiais militares do município a fazerem rondas e permanecerem em alerta. O major também afirmou que há relatos de um homem que apareceu com os pés visivelmente machucados por longa caminhada, na BR 135, na localidade de Santa Marta, no sábado. “Apesar das buscas realizadas durante dois dias, não encontramos o citado homem, que chegou a ganhar comida e roupa da população”.

O Delegado Regional de Corrente Rodrigo Morais lamenta a fuga do criminoso, e frisa que alertou a direção do presídio sobre a alta periculosidade do maníaco. “No mesmo dia em que trouxe o Jaelson para Corrente ele tentou fugir. Nós tínhamos certeza de que era extremamente perigoso e alertei a direção da penitenciária, mas infelizmente ele conseguiu escapar. O trabalho de investigação foi extenso, trabalhoso, assim como a operação que resultou em sua prisão. Lamentável”.

Outro criminoso que continua foragido é o estuprador Marcos Leni A. Nascimento, conhecido como Macaúba. Populares afirmam terem visto o criminoso na rodoviária de Cristino Castro, que reconhecido evadiu-se do local.

O nome dos outros fugitivos são: João Augusto Santana da Silva, o Baixola (Morro Redondo, Corrente), Roberto Bezerra de Medeiros e Fabiano de Souza.

A população de todo o extremo sul do estado deve ficar em alerta. Qualquer atitude suspeita deve ser denunciada à Polícia Militar, através do telefone 190. Todos os fugitivos são de grande periculosidade.

 

Matérias relacionadas:

 

Detentos de Bom Jesus continuam foragidos, dentre eles Erick Gaivota, o estuprador de Corrente

Sete detentos fogem da penitenciária de Bom Jesus

Polícia Civil indicia Erick Gaivota. Estuprador pode ser condenado a mais de 70 anos de prisão

Estuprador tenta fugir da delegacia de Corrente

Polícia Civil prende na Bahia maníaco acusado de estuprar cinco vítimas em Corrente

Polícia Militar faz maior apreensão de drogas do ano em Barreiras/BA

Jovem raptada no DF é encontrada por policiais militares em Gilbués

Crime bárbaro choca comunidade de Morro Redondo em Corrente

Foragido acusado de matar homem à foice entrega-se à polícia em Corrente


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »