22/10/2014 às 20h41min - Atualizada em 22/10/2014 às 20h41min

Acompanhados pela Superintendencia de Meio Ambiente, analistas da Codevasf visitam os rios Corrente e Paraim

Dados coletados serão apresentados no II Seminário de Revitalização da Lagoa de Parnaguá e da Microbacia do Rio Paraim

Ascom

Por Viviane Setragni

A Superintendência de Meio Ambiente e Recursos Renováveis de Corrente acompanhou na manhã desta quarta-feira (22) a visita de Analistas da Codevasf ao interior município. Acompanhados pelo Superintendente Jesy Jr. e pelo Ambientalista Hermes Tuxaua, o Engenheiro Agrônomo e Analista de Desenvolvimento Sustentável Francélio Pereira de Souza e a Engenheira Ambiental e Analista de Desenvolvimento Sustentável Wellian Moreira dos Santos foram até determinados pontos dos rios Corrente e Paraim, com o objetivo de constatar o processo de degradação pelos quais ambos estão passando.

 

Rio Corrente, Vereda da Porta (1ª foto) e Itagi (2ª foto)

Jesy Jr. os levou primeiramente à localidade de Vereda da Porta, distante 8 quilômetros da nascente do Rio Corrente, onde o fluxo e a pureza da água ainda estão conservados. Já na localidade de Itagi, alguns quilômetros abaixo, o fluxo de água é consideravelmente menor.

 

Rio Paraim, Morro Redondo (1ª foto) e Paraim de Baixo (2ª foto)
 

O Rio Paraim também foi visitado, primeiramente na localidade de Morro Redondo, onde está ainda conservado, posteriormente na localidade de Paraim de Baixo, em que resta apenas um filete de água, e finalmente na localidade de Certeza, com o rio completamente seco.


Rio Paraim, localidade de Certeza

Santos avalia que a degradação tem diversos motivos, a começar pela ausência de proteção das nascentes de ambos os rios, pela destruição da mata ciliar em todo o percurso e pela falta de conscientização dos moradores ribeirinhos, principalmente os pecuaristas, que insistem em desviar o leito do rio. O Agrônomo lamenta ainda o fato das duas nascentes terem ficado de fora da área demarcada do Parque das Nascentes do Rio Parnaíba e avalia que se uma medida não for tomada pelo poder público, no sentido de proteger as nascentes, em um futuro muito próximo os dois rios poderão estar completamente secos.

A sujeira encontrada em todos os trechos dos rios não passou despercebido pelo Agrônomo, que destacou a importância da conscientização e educação ambiental da comunidade.

Os dados coletados serão utilizados nesta quinta-feira durante o II Seminário de Revitalização da Lagoa de Parnaguá e da Microbacia do Rio Paraim, por iniciativa da Prefeitura Municipal de Parnaguá em parceria com o Ibama.

A Superintendência de Meio Ambiente e Recursos Renováveis de Corrente também estará presente no seminário, debatendo sobre as principais necessidades para a preservação e revitalização da Microbacia.

Jesy Jr. afirma que a Prefeitura de Corrente tem tomado diversas medidas paliativas no sentido de recuperar o fluxo dos rios, mas a situação que a cada ano se apresenta, tendo como agravante a forte estiagem que assola a região, exigem que medidas mais enérgicas sejam tomadas, desde a promoção de ações educativas nas escolas e nas comunidades até a realização de grandes projetos de revitalização. “Enfatizando que este processo deverá ter a participação ativa da comunidade. É impossível que o poder público sozinho consiga a recuperação destes rios”, destacou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »