12/12/2014 às 17h54min - Atualizada em 12/12/2014 às 17h54min

Prefeitura realiza o cadastro inicial das famílias que participarão do Programa Água Para Todos

Os beneficiários aprovados terão uma cisterna instalada gratuitamente em suas residências

Ascom

A Prefeitura de Corrente continua os trabalhos para a implantação do Programa Água Para Todos, com o objetivo de viabilizar os trâmites burocráticos de forma urgente, para que as cisternas possam ser instaladas nas residências contempladas no mês de março.

Na última quinta-feira (4) o Comitê Gestor Municipal esteve reunido com os técnicos enviados pela Codevasf, na sede da Prefeitura Municipal, quando foram discutidos os últimos detalhes para a realização do efetivo cadastro das pessoas que serão beneficiadas.


Reunião com os agentes comunitários, em 5 de novembro

Já na sexta-feira (5), os Agentes Comunitários de Saúde, que serão o elo de ligação entre o Programa e os beneficiados, já que estão em contato diariamente com a comunidade e conhecem mais que qualquer agente público as suas necessidades, estiveram reunidos na Câmara Municipal recebendo as orientações necessárias.

O programa Água Para Todos tem como objetivo a universalização da água para todas as famílias do semiárido brasileiro que estejam inscritas no Cadastro Único do Bolsa Família, sendo o órgão responsável pela execução do Programa a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - CODEVASF. As famílias que possuírem o perfil necessário serão contempladas com cisternas de captação de águas de chuva, em reservatórios de polietileno, com capacidade de 16 mil litros.

Apesar de não estar incluído no semiárido, o município de Corrente tem as características necessárias para ser incluído no Programa, pois além do período invernoso, ou chuvoso, limitar-se praticamente a sete meses por ano, as precipitações pluviométricas são mal distribuídas e em muitas regiões não chegam nem mesmo a encher as barragens, reservatórios de água que servem para o consumo animal no período da seca.

A partir de terça-feira (9) as reuniões tiveram início nas comunidades para a realização do cadastro inicial das famílias  e o Gerente de Recursos Hídricos do município, Osvaldo Rodrigues, afirma que as reuniões tem acontecido com grande comparecimento da comunidade. Inicialmente estavam previstas 500 cisternas para o município, mas o prefeito Jesualdo Cavalcanti garante que todas as famílias que tiverem real necessidade, identificadas nesta primeira etapa, terão a instalação da cisterna garantida.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »