04/06/2013 às 18h16min - Atualizada em 04/06/2013 às 18h16min

Acidente aciona o 1° atendimento do SAMU aéreo para Corrente

Jovem foi transportada em estado extremamente grave

Portal Corrente

Uma colisão entre uma Moto Biz vermelha e um veículo Strada , ocorrida às 10h30min desta manhã (4) na Rua Augusta, em frente ao restaurante Castro,  deixou gravemente ferida Carla dos Santos de Castro, de 19 anos, que foi conduzida ao Hospital Regional de Corrente. O motorista da Strada evadiu-se do local. Ainda não há informações precisas se Carla estaria usando o capacete, mas os enfermeiros do SAMU afirmaram que pela gravidade das lesões ela não estava com a cabeça protegida no momento do impacto. Há um ano Carla envolveu-se em outro acidente com a mesma moto, quando seu irmão menor veio a óbito.

Ao avaliar o grave estado da vítima, a equipe médica do Hospital Regional acionou o SAMU aéreo, em Teresina, que chegou em Corrente às 15h30min, decolando novamente para Teresina por volta das 17h. A mãe da vítima, Doraci dos Santos Castro, segue de ônibus para a capital.

A diretora do Hospital Regional, Samara Sá,  considera  positiva a iniciativa do governo do estado em investir em uma unidade do SAMU aérea, pois os pacientes levam em média 12h para chegarem à capital. Ao ser questionada se não seria melhor que o governo investisse na estrutura das UTIs do interior do estado, Samara avalia que o investimento seria alto demais e que o SAMU aéreo pode ser uma boa saída, apenas considera que a central deveria estar localizada no centro do estado. “Hoje constatamos que o avião pode levar 3h para chegar à Corrente, após a decolagem, sendo que esse tempo poderia ser diminuído pela metade, inclusive dispensando a necessidade de uma parada do avião para abastecimento. Isto beneficiaria a todo o estado”, ponderou Samara.

Carla é estudante do primeiro bloco de Direito da UESPI.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »