26/08/2013 às 09h33min - Atualizada em 26/08/2013 às 09h33min

Operação interdita 6 cerâmicas e prende 15 pessoas no sul do Piauí

Crimes ambientais: Multas aplicadas na operação passam de R$ 1,2 milhão. Veículos roubados foram apreendidos.

Cidade Verde
 
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Meio Ambiente (Semar) interditaram seis cerâmicas localizadas no Sul do Piauí durante a Operação Temática de Combate aos Crimes Ambientais (OTECCA). Nove veículos roubados foram apreendidos e 15 pessoas foram presas. As multas aplicadas passam de R$ 1,2 milhão.
 
As fiscalizações aconteceram do dia 19 a 24 deste mês, nos municípios de Manoel Emídio, Eliseu Martins, Santa Luz, Cristino Castro, Bom Jesus, Morro Cabeça do Tempo, Parnaguá, Júlio Borges, Curimatá, Coronel José Dias e São Raimundo Nonato. Ao todo, 40 agentes públicos e 15 veículos oficiais foram utilizados na execução da operação.
 
 
As cerâmicas foram lacradas por estarem funcionando através da queima de madeira para produção de fonte de energia, sem a devida autorização do órgão competente. Nas áreas onde já se retirou madeira comercializável, o desmatamento é realizado com tratores.
 
 
 
Em São Raimundo Nonato uma serraria foi embargada por ter em suas dependências uma quantidade de madeira não autorizada. Em Manoel Emídio, uma carvoaria foi embargada por fornecer informações falsas aos sistemas oficiais de controle ambiental. No local foram apreendidas três motosserras também não licenciadas. Nos municípios de Parnaguá e Júlio Borges também foram embargados empreendimentos não autorizados de exploração de madeira.
 
 
 
Já em Bom Jesus foram embargadas as atividades de uma empresa que recicla transformadores elétricos. Foi constatado que o conteúdo destes equipamentos, chamado ascarel, estava sendo dispensado às margens da rodovia, o que poderia atingir os depósitos de água subterrâneos, contaminando o consumo animal. O produto é considerado, segundo a polícia, cancerígeno.
 
 
 
A operação conseguiu apreender ainda 10 animais silvestres, sendo oito pássaros vivos, e uma cotia e um tatu abatidos. Foram apreendidos na posse de caçadores 10 espingardas e 24 munições. 
 
 
 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp