25/06/2018 às 17h43min - Atualizada em 25/06/2018 às 17h43min

Agricultor de Curimatá elabora projeto de preservação da inhuma e aguarda apoio do poder público

Viviane Setragni
Portal Corrente
(Imagem: Moacir Neto/Tv Clube)


O agricultor Sandro Lúcio, morador da zona rural do município de Curimatá, é também um ambientalista que luta pela preservação da inhuma (Anhima cornuta), uma ave encontrada em várias regiões do país, principalmente em áreas alagadas e próximas às lagoas e rios. Desde a grande seca da região de Curimatá, que teve seu pico no segundo semestre de 2017, período em que barragens, lagoas e rios secaram, a presença do pássaro esteve ameaçada, motivo pelo qual Sandro intensificou os cuidados com a espécie.
 
 
Sandro com as inhumas, na Lagoa Pau D'Arco

“No canto dela ela fala o nome do nosso Piauí, então vamos dar valor a essa ave que canta o nome do nosso Piauí”, justifica, entusiasmado, o agricultor. Sem conhecimento científico, Sandro não viu nisso um empecilho e elaborou um projeto para preservação da ave.

“Em primeiro lugar eu gostaria de espalhar nos locais onde ela mais é encontrada umas placas de advertência alertando que a caça é crime e colocando a legislação, para assustar as pessoas, pois nós temos muito caçadores aqui na região”, afirma o agricultor.

Outra questão abordada por Sandro Lucio é a vulnerabilidade do pássaro, que coloca o ninho no chão, ficando suscetível à ação de diversos animais silvestres.

“Ela coloca mais ou menos 4 ovos, que levam 30 dias para serem chocados. Depois o filhote demora um ano pra voar e nesse um ano tem muitos predadores que comem os filhotes, principalmente o jacaré. Tem ainda a raposa, o gato-do-mato, além de outros animais. Então eu queria a presença de um biólogo e também queria colocar uma tela de proteção, a uma certa distância, pra proteger esses filhotes até a idade que eles voem”, explica o agricultor.

Ele acrescenta ainda a possibilidade de fazer uma espécie de viveiro, para proteger os filhotes. “Seria possível fazer uma espécie de barragem ou lagoa, cercar e colocar vários filhotes lá até a idade que eles voem, seria outra forma de proteger a inhuma. Por isso precisamos de um biólogo aqui na Lagoa do Pau D’Arco, região onde eu moro, para nos orientar sobre o que podemos fazer”, reforça Sandro.

Com o projeto em mãos, o ambientalista já foi atrás de políticos. “Eu já apresentei o projeto para o governador e para a deputada Rejane Dias. Eu gostaria muito do apoio do poder público pra tirar esse projeto do papel e transformar ele em realidade”, reforça.

 

No ano de 2017, a TV Club esteve no local realizando uma reportagem sobre a seca na região e registrou a intensão do agricultor, mas até o momento Sandro não obteve o apoio esperado.

Os biólogos ou entes públicos interessados em conhecer ou colaborar com o projeto, podem entrar em contato diretamente com Sandro Lúcio, através do telefone (89) 9 8124-5131.

 

A inhuma, como é chamada no Extremo-Sul do estado do Piauí, também é conhecida como inhaúma, unicorne, licorne, anhima, alicorne, cuintau ou ema-preta, entre outros nomes. Ela mede 80 centímetros de comprimento, 61 centímetros de altura, 170 centímetros de envergadura e pesa 3,2 quilos. É de cor preta, tendo o ventre branco. Seus pés parecem deformados, pois são enormes os dedos. Na cabeça possui um espículo córneo com 12 centímetros de comprimento. Tem como defesa dois enormes esporões nos ombros.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »