25/11/2018 às 13h01min - Atualizada em 25/11/2018 às 13h01min

Programa de Investimentos em Florestas atenderá 4 mil propriedades do Cerrado

Piauí será um dos 9 estados beneficiados. Projeto será lançado em dezembro durante a 24ª Conferência das Nações Unidas

Estadao
O Programa de Investimentos em Florestas (FIP) do Cerrado levará assistência técnica e gerencial a 4.000 propriedades rurais do Cerrado a partir de 2019. A iniciativa, que pretende fomentar a gestão integrada da agricultura e pecuária com a paisagem do bioma, atenderá produtores de oito estados — Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Tocantins —, e do Distrito Federal.

O projeto será lançado durante a 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24), em dezembro, na Polônia, e será comandada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema Florestal Brasileiro, Ministério da Agricultura, Banco Mundial e Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

A chamada gestão da paisagem será feita a partir do monitoramento de imagens por satélite, disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Vamos estimular a adoção de tecnologias sustentáveis de baixa emissão de carbono, associadas às orientações técnicas para a conservação e recuperação de áreas degradadas”, relatou o diretor de assistência técnica e gerencial do Senar, Matheus Ferreira.

Cada propriedade receberá atendimento por 24 meses, com ações voltadas para o aumento da produtividade e da renda nas cadeias produtivas assistidas. Ao todo, o projeto terá duração de seis anos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »