27/11/2018 às 13h47min - Atualizada em 27/11/2018 às 13h47min

Margarete participa da Conferência Nacional de Neutralidade da Degradação da Terra

Em Brasília, a vice-governadora também tratou da situação do Parque Nacional Serra da Capivara.

Tatiana Maria
MMA
A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, participa, em Brasília, da Conferência Nacional de Neutralidade da Degradação da Terra: Estratégias, Resultados e Perspectiva. O evento foi aberto nesta segunda-feira (26), com a presença do ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, e segue até esta terça-feira (27), com a discussão de estratégias do governo para recuperar solos.
 
Promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o evento é uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD) e pretende incentivar o desenvolvimento rural sustentável e a adaptação de atividades agrícolas à mudança do clima no semiárido brasileiro.  
 
Participaram da mesa de abertura, além da vice-governadora do Piauí e do ministro do Meio Ambiente, as representantes da UNCCD, Aurelie Lhumeau, e do Pnud, Rose Guedes; o secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Arthur Bruno; o prefeito de Santo Antônio de Lisboa (PI), Wellington Carlos; e o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Denocs), Ângelo Guerra.
 
“O Piauí tem quase 60% do território em área de semiárido e é necessária a recuperação das áreas degradadas para que se tornem produtivas. O evento traz, além da discussão, ações concretas em estados do nordeste envolvendo a comunidade e recuperando as nascentes com projetos desenvolvidos sob três eixos: ambiental, social e produtivo”, destacou Margarete Coelho.
 
Uma das principais estratégias para evitar essa desertificação é a criação de Unidades de Recuperação de Áreas Degradadas e Redução da Vulnerabilidade Climática (Urad). O MMA define as áreas que precisam ser recuperadas e realiza nesses locais ações ambientais, sociais e produtivas para recuperar nascentes, conter processos erosivos e incentivar o uso da integração lavoura-pecuária-floresta.
 
Na ocasião, o ministro assinou um acordo de cooperação técnica entre o MMA e o município de Santo Antônio de Lisboa (PI) para a elaboração de um plano municipal de combate à desertificação.

 
 
Parque Nacional Serra da Capivara
Ainda em Brasília, a vice-governadora participou, com a diretora-presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), Niéde Guidon, de reunião com o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, para discutir a situação do Parque Nacional Serra da Capivara, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao MMA.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp