08/11/2013 às 11h01min - Atualizada em 08/11/2013 às 11h01min

SEMAR capacita técnicos da Superintendência de Meio Ambiente de Corrente

"Participação popular será fundamental para a fiscalização", enfatiza Fiscal Ambiental

Portal Corrente

Técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) estiveram em Corrente durante esta semana, com o objetivo de capacitar a equipe técnica da Superintendência de Meio Ambiente do município, que a partir desta semana passa a ter autonomia para emissão de Licenças Ambientais, já que cumpriu uma série de pré-requisitos para receber esta autonomia.

A capacitação foi realizada nos dias 5, 6 e 7, nas dependências do IFPI, onde num primeiro momento servidores de diversas áreas da administração municipal participaram, dando a todos um panorama geral da dinâmica e princípios do licenciamento ambiental. Posteriormente, somente a equipe técnica da Superintendência de Meio Ambiente recebeu treinamento específico e por fim os técnicos realizaram uma vistoria na sede da prefeitura, com o objetivo de constatar as condições físicas e conceder autorização para o funcionamento do licenciamento nas dependências da sede da administração municipal.

Waneska Maria de Vasconcelos Medeiros, Analista Ambiental da SEMAR, avaliou:  “a equipe é muito boa e tivemos a oportunidade de tirar várias dúvidas pertinentes ao licenciamento, graças ao visível interesse de todos”.

Já Daniel Guimarães Gonçalves, Fiscal Ambiental da SEMAR, esclarece a que a partir deste momento, com o início da emissão das licenças ambientais aqui no município, muito mais estabelecimentos terão a oportunidade de se regularizar, devido à facilidade na obtenção das licenças. Daniel também faz questão de enfatizar a importância do envolvimento da população no processo de emissão e fiscalização das licenças: “o órgão terá também a missão de conscientizar a população sobre a sua importância na fiscalização, pois a partir de agora as coisas deverão funcionar de forma mais ordenada, dentro de um procedimento. Temos a questão da poluição sonora, a própria questão do licenciamento, dos desmatamentos, então o apoio da população é fundamental para o fortalecimento do órgão, para que este tenha força para regular estes aspectos negativos no município. Trata-se de uma grande mudança, mas também de um amadurecimento necessário, pois é uma forma de controle das atividades que poluem, que causam incômodos às pessoas, que diminuem a qualidade de vida. Num curto prazo de tempo, estas mudanças serão perceptíveis a todos, principalmente a melhora na qualidade de vida”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »