24/05/2021 às 08h09min - Atualizada em 24/05/2021 às 08h09min

Prefeito de Cristalândia, que também é médico, realiza dois partos de emergência no final de semana

Na ausência da médica de plantão, que encontrava-se de licença, Dr. Moisés Filho decidiu "colocar a mão na massa".

Viviane Setragni
Portal Corrente
No registro, com as vovós Domingas e Rosinha e com as Técnicas em Enfermagem Marleane e Izailde (Foto: reprodução/Facebook)
O prefeito do município de Cristalândia do Piauí, Dr. Moisés Filho, que também é médico, não exitou em colocar os conhecimentos em prática e realizou o parto de duas mulheres na madrugada de sábado para domingo, no Hospital Municipal Ardulino Paraguassú.
 
Segundo o gestor, a médica de plantão encontrava-se de licença, motivo pelo qual decidiu agir. “Foi uma madrugada de muito trabalho,mas muito gratificante!”, comentou ele ao Portal Corrente.
 
As duas pacientes tinham a idade de 18 e 23 anos, uma da zona urbana e outra da zona rural, ambas mamães de primeira viagem. “Foram dois partos normais, felizmente, no entanto se houvesse alguma intercorrência teríamos condições de fazer a Cesariana”, acrescentou.
 
Desde o início da sua gestão frente ao município, Dr. Moisés Filho tem encontrado uma série de desafios para administrar a cidade, que foi encontrada com diversos setores sucateados. O Hospital Municipal foi um dos primeiros órgãos públicos a passar por um verdadeiro mutirão e, após as primeiras medidas, mesmo com poucos recursos, já foi possível realizar alguns procedimentos médicos de maior complexidade, como pequenas cirurgias e até partos cesáreas, evitando que a população seja transportada para outros municípios para receber atendimento.
 
“A melhoria do funcionamento do hospital é um dos nossos compromissos com os criatalandenses. Já vemos melhorias, mas sabemos que ainda não é o ideal. Já temos pronto o projeto de reforma e ampliação, e estamos empenhados em conseguir os recursos para obra”, completa o prefeito.

Sobre decisão de realizar os dois procedimentos, o gestor declarou: "Administrar Cristalândia foi um chamado do povo a que atendi prontamente. Mas, como todos sabem, a Medicina é minha vocação".

Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total, parcial ou divulgação comercial deste conteúdo sem prévia autorização do Portal Corrente.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »