12/04/2022 às 10h15min - Atualizada em 12/04/2022 às 10h15min

Aluno do IFPI Corrente cria ferramenta para previsão de preços de ações

IFPI

Oberis dos Santos Nascimento, graduando do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Corrente, apresentou, no dia 29 de março, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Previsão de Preços de Ações Utilizando Inteligência Artificial”, orientado pelos professores Felipe Gonçalves dos Santos e Karl Hansimuller Alelaf Ferreira.

A ferramenta web THE SEER foi desenvolvida utilizando o framework Django, por meio da linguagem de programação Python. Para o desenvolvimento da interface web, o aluno utilizou a biblioteca Bootstrap e os gráficos foram plotados através da biblioteca Plotly.

“A comercialização de ações de empresas de capital aberto no Brasil é organizada através da bolsa de valores B3 e são negociadas através de corretoras, sendo que a variação no preço pode ser decorrente oferta e demanda, como também de fatores políticos. A inteligência artificial por meio de algoritmos de aprendizagem de máquina consegue analisar os dados correspondentes aos preços de fechamento de uma ação e assim realizar uma previsão para os próximos dias”, explicou Oberis.

O modelo de previsão utilizado pela ferramenta THE SEER conseguiu prever as tendências do preço de fechamento para os ativos buscados correspondente a 30, 60 e 90 dias. Essas informações foram apresentadas para o usuário no formato de gráfico e tabela, mostrando não somente a previsão para os dias futuros como também uma comparação entre o preço de fechamento e o preço previsto. Apesar dos resultados apresentados pela ferramenta serem significativos, o objetivo é auxiliar na tomada de decisão.

“Como trabalho futuro pode considerar verificar outros parâmetros além do preço de fechamento, considerando a possibilidade da utilização de outros algoritmos de aprendizagem de máquina”, falou o professor Felipe. 

Confira a apresentação do trabalho de conclusão de curso. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »