25/08/2022 às 10h22min - Atualizada em 25/08/2022 às 10h22min

Sesapi leva Praticas Integrativas e Complementares em Saúde para o ambulatório do servidor

Redação
O coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Telmo Mesquita, visitou nesta quinta-feira (25) os serviços do ambulatório do servidor que fazem parte do projeto de integração das práticas complementares em saúde na saúde dos servidores.Na visita feita no Hospital Infantil Lucídio Portella ele acompanhou o andamento dos trabalhos realizados no local.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Aurilene Soares, uma das preceptoras do projeto, destaca que as práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), Além de estarem utilizando a técnica da  a Auriculoterapia.

“Uma das abordagens desse campo na Saúde do Trabalhador são a visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. As indicações são embasadas no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social.”, disse a preceptora Aurilene Soares.

A proposta de trabalho junto com os servidores leva um suporte para o aumento da resolutividade dos serviços de saúde, que ocorre a partir da integração – ao modelo convencional de cuidado – de racionalidades com olhar e atuação mais ampliados, agindo de forma integrada e/ou complementar no diagnóstico, na avaliação e no cuidado.
A visita aconteceu nesta manhã, onde o gestor pode acompanhar  o projeto e ouvir relatos sobre os trabalhos que já vem sendo desempenhados. 

Atualmente o projeto funciona no Hospital Infantil Lucídio Portella, mas também já foi trabalhado junto dos servidores do Hospital Getúlio Vargas e do ambulatório azul.
Atualmente o projeto conta com dois residentes de fisioterapia, dois residentes de nutrição, duas preceptoras de cada categoria da residência multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade/RMSFC da Uespi. O projeto está trabalhando hoje com auriculoterapia, avaliação Nutricional e ginástica laboral.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »