06/10/2022 às 21h53min - Atualizada em 06/10/2022 às 21h53min

554 pacientes passarão por cirurgia de catarata no Hospital Dr. João Pacheco Cavalcante

Sesapi realiza mutirão de 4 a 9 de outubro em Corrente

Ascom
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) deu início em Corrente ao Mutirão de Catarata, o Projeto "Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos - Oftalmologia, 2022”. Durante esta semana, quase 700 pessoas já passaram pela triagem no Hospital Dr. João Pacheco Cavalcante, e mais de 550 farão a cirurgia.
 
“Vamos tentar atender a demanda reprimida, que infelizmente ainda ficou da pandemia. Nosso objetivo é operar mais de 12 mil pessoas em todo o estado, e agora chegou a vez de Corrente e região”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.

   
Os procedimentos de consulta e triagem atenderam 695 pacientes, vindos dos municípios de Barreiras do Piauí, Corrente, Cristalândia, Parnaguá, Riacho Frio, São Gonçalo do Gurgueia, Sebastião Barros, Gilbués, Júlio Borges, Monte Alegre do Piauí e Santa Filomena.


“Para este projeto, o público prioritário é a população idosa acima de 60 anos e preferencialmente pacientes que já estejam inseridos em sistemas de regulação, o que é feito pela Secretaria Municipal da Saúde de sua cidade, por onde foram avaliados e encaminhados", reforça o gestor.

 
diretor do hospital, Daniel de Sousa Lima, explica como funciona o mutirão. “O mutirão é dividido em algumas etapas. Primeiro, acontece a consulta, em que serão triados os usuários que necessitam e estão aptos a realizar procedimentos cirúrgicos. Depois, a cirurgia é efetuada. Por fim, há o pós-operatório, que possibilita assistência às intercorrências para pacientes”.
 
Após a triagem realizada nos dias 4 e 5, as cirurgias tiveram início nesta quinta-feira (6) e terão continuidade nos dias 7, 8 e 9. Ao todo, 554 pacientes foram encaminhados para a realização da cirurgia de catarata.



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »