14/12/2022 às 09h46min - Atualizada em 14/12/2022 às 09h46min

UESPI volta atrás e decide manter a oferta de vagas para o SISU 2023.1

Redação
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) voltou atrás e decidiu manter as vagas do Sisu 2023.1. A decisão partiu do Conselho Universitário (Consun) e foi informada em coletiva na manhã desta segunda-feira (12) pelo Reitor da instituição, Prof.Dr. Evandro Alberto.

Em novembro, a instituição tinha declarado que cancelaria o período de 2023.1 1 para readequação do Calendário Acadêmico da instituição dentro do ano civil. Porém, como essa decisão afetava a adesão da Universidade ao Sisu e causava a não oferta de vagas, o Conselho Administrativo (Consun), responsável, entre outras atribuições, por decidir questões relativas a vagas a serem ofertadas pela Uespi, a instituição voltou atrás na decisão e manteve a oferta das vagas.

Para o Reitor a decisão do Cosun mostrou que a universidade é da sociedade. “A Uespi é do Estado do Piauí, ela é dos piauienses e a gente fica feliz de ver a própria sociedade se movimentando para conquistar uma vaga na universidade do Piauí. Importante sempre reafirmar que as decisões não são monocráticas e os Conselhos da Universidade existem para atuarem nessas questões. O certo é que tudo que fazemos é pensando sempre o melhor para nossa comunidade interna e para a sociedade em geral”, afirmou o gestor.

Atualmente, a UESPI oferta o semestre 2022.1 com término previsto para fevereiro de 2023. Isso representa um atraso de 8 meses em função do grave momento da pandemia vivido em 2020, que alterou o andamento das atividades de ensino em todo o País, gerando semestres não ajustados ao ano civil. 

A nova decisão tomada é a continuidade do calendário acadêmico ofertando vagas no SiSU2023.
Na oportunidade, o Pró-Reitor de Ensino e Graduação, Prof. Paulo Henrique, destacou que existe uma possibilidade do retorno da prestação de vestibular próprio da Uespi. “Percebemos que é um desejo da comunidade acadêmica da Uespi voltar a ter o vestibular tradicional, que valoriza a nossa cultura, a nossa história, então essa é uma discussão que já começou e vai avançar nos conselhos em 2023”, finaliza.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »