11/02/2023 às 14h28min - Atualizada em 11/02/2023 às 14h28min

Morre, aos 89 anos, o desembargador João Menezes da Silva

O desembargador João Menezes da Silva faleceu na manhã deste sábado 11 em sua residência na capital teresinense aos 89 …

Portal AZ

O desembargador João Menezes da Silva faleceu na manhã deste sábado (11), em sua residência, na capital teresinense, aos 89 anos.

Ainda não se sabe o que teria provocado o falecimento do magistrado. As informações sobre velório e sepultamento ainda serão divulgadas.

João ingressou na Justiça Eleitoral do Piauí quando tomou posse como Juiz Substituto do TRE-PI na categoria de Juiz de Direito (1985-1986). Na qualidade de Desembargador, foi escolhido pelo Tribunal de Justiça, em janeiro de 1994, suplente do Des. José Luiz Martins de Carvalho. Já em dezembro do ano seguinte, passou à qualidade de Juiz Efetivo deste Regional, sendo eleito Vice-Presidente e assumindo, consequentemente, as funções de Corregedor Regional Eleitoral. 

Eleito mais uma vez por aquele Tribunal, em dezembro de 1997, Juiz Membro desta Justiça Especializada, é alçado à Presidência, no mesmo mês, para o biênio 1997-1999. Uma das marcas de sua atuação na Justiça Eleitoral piauiense foi a instituição do programa de estágio de nível superior neste Órgão.

Recebeu várias honrarias, entre as quais: o Título de Comendador da Batalha do Jenipapo e a Medalha do Mérito Heróis do Jenipapo (Prefeitura de Campo Maior); o Colar do Mérito Judiciário (Tribunal de Justiça do Piauí); a Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva, no Grau de Oficial (Prefeitura Municipal de Teresina); a Medalha de Grão Mestre da Ordem Estadual do Mérito Renascença (Governo do Estado do Piauí); a Medalha do Mérito Judiciário Coelho Rodrigues (AMAPI); e o Título de Patrono do Fórum da Comarca de São Raimundo Nonato (TJ-PI).

O desembargador estava aposentado desde 2003.

Nota de pesar

O Tribunal de Justiça emitiu uma nota de pesar lamentando o falecimento do desembargador aposentado e elogiando sua atuação e o legado deixado ao Piauí. Veja a nota na íntegra:

Com profundo pesar, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí lamenta o falecimento do desembargador aposentado João Menezes Silva, neste sábado (11). 

Magistrado dedicado e íntegro, atuou em comarcas do interior e na Capital com zelo e correção. Ex-presidente do TJ-PI, deixa importante legado para o desenvolvimento do Poder Judiciário piauiense. 

Que Deus possa confortar seus familiares e amigos nesse momento de imensa dor, em especial, sua esposa Socorro Menezes e os filhos Lourenço, Carlos Olivio e Simone. 

Des. Hilo de Almeida Sousa
Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »