23/05/2023 às 15h10min - Atualizada em 23/05/2023 às 15h10min

Presidente do CMDCA de Corrente, Rosa Maria Alves, morre aos 46 anos vítima de AVC

Rosa deixa um legado de luta incansável por justiça social.

Viviane Setragni
https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2023/05/5096522-estudantes-de-veterinaria-morrem-apos-carro-cair-de-ponte-no-entorno.html

A servidora pública e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município de Corrente, Rosa Maria Alves, 46 anos, faleceu na manhã desta terça-feira (23) em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Internada na última quinta-feira (18) no Hospital Estadual João Pacheco Cavalcante, ela foi transferida para o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, onde não resistiu e foi a óbito na manhã de hoje.

 

Formada em Pedagogia e atuante da área social, Rosa dedicou a sua vida à luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes, tornando-se referência na área no município e profunda conhecedora da realidade na região, tanto na esfera pública quanto na igreja católica, onde sempre atuou de forma voluntária nas diferentes ações e pastorais.

 

O professor Cleverson Moreira Lino, com quem atuou como conselheira tutelar no ano de 2007, lamentou o falecimento da amiga e relembrou a importância de Rosa Maria Alves para a área social de Corrente. “Ela foi uma amiga e era minha comadre. Foi uma excelente colega de trabalho e muito importante para a comunidade católica e especialmente na defesa de direitos das crianças e adolescentes de Corrente. Atuou pela justiça social, contribuiu muito além do que as condições que lhes foram dadas como cidadã, é de fato uma perda imensurável.”

 

Rosa trabalhou na educação pública da cidade de Corrente, atuando como professora de Religião no Estado, foi Conselheira Tutelar e fez parte do Fórum Permanente de Formação de Conselheiros Tutelares. Foi professora social no programa AABB Comunidade, servidora pública da Secretaria de Assistência Social e atualmente trabalhava na Secretaria de Trabalho e Cidadania. Na Igreja Católica, atuou nas pastorais da Juventude e do Idoso, colaborando ainda com ações paroquiais de missões e catequese de criança, envolvendo-se em todos os serviços sociais da igreja.  Ajudou igualmente como voluntária na APAE, onde tinha o seu filho matriculado.

 

Sempre atuante, independentemente de situação política local, nunca deixou de prestar o seu serviço na área social. "Ela preservava essa ação social acima de qualquer obstáculo ou tempo, acho que  fez mais pela justiça social e pela sociedade correntina do que muitas autoridades constituídas", registra o professor Cleverson.

 

Nas redes sociais, foram inúmeras as manifestações de homenagens e condolências pelo seu falecimento precoce (veja abaixo).

 

O velório está marcado para iniciar a partir das 17h desta terça, horário previsto para a chegada do corpo, na sua residência no bairro Nova Corrente. A missa de corpo presente está prevista para às 8h desta quarta-feira (24), na Paróquia Divino Espírito Santo, com sepultamento em seguida no cemitério municipal.



 


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »