17/07/2023 às 11h09min - Atualizada em 17/07/2023 às 11h09min

Alunos de Pedagogia da UESPI de Corrente exploram a riqueza cultural e arqueológica da Serra da Capivara

Notícia Uespi

Redação

Alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Dep. Jesualdo Cavalcanti, em Corrente, fizeram uma visita técnica, proveniente da disciplina de História: Conteúdo e Metodologia, à Serra da Capivara, um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo, entre os dias 6 e 8 de julho.

A atividade proporcionou aos estudantes a experiência de explorar as riquezas históricas, a cultura e a biodiversidade da região. Eles tiveram a oportunidade de conhecer o patrimônio cultural reconhecido mundialmente por suas pinturas rupestres e fósseis, que retratam a evolução humana e a vida pré-histórica na América.

Segundo o professor Enilson Gladiel Miranda, responsável pela atividade, a viagem teve como objetivos aprofundar a importância patrimonial para o ensino de história, incentivar os alunos do curso de pedagogia a conhecer os patrimônios naturais e culturais como lugares de pesquisa, promovendo conhecimentos e aprendizado, e demonstrar a importância do papel social do aluno.

“Mostrar aos alunos que a historicidade também faz parte do presente e não somente do passado e é uma forma deles conhecerem a história do Piauí, participando e sendo presente no espaço onde se deu tudo, o início do homem americano”, destaca o docente.

Os discentes também tiveram a oportunidade de explorar dois museus que enriquecem ainda mais o conhecimento sobre a história e a natureza da Serra da Capivara, o Museu do Homem Americano, que apresenta uma exposição sobre a evolução do ser humano no continente americano, permitindo aos estudantes compreender a trajetória e as transformações ocorridas ao longo dos anos, e o Museu da Natureza, que aborda a evolução da própria natureza na região, desde os primórdios até os dias atuais.

Para Gabriel Alves, um dos alunos participantes, a atividade de campo até o Parque Nacional Serra da Capivara o possibilitou experienciar o local considerado o berço da humanidade e ampliar sua teoria e prática no processo de ensino aprendizagem. “Obtive uma reconstrução do que eu já sabia através de livros. O contato interdisciplinar, sem dúvidas, foi enriquecedor, com um novo olhar, reflexões e aprendizagens significativas. Através do professor Enilson Gladiel, a Pedagogia, com muito esforço e coletividade, conseguiu sair do extremo sul do Piauí para somar os conhecimentos obtidos na disciplina”.

De acordo como o professor a viagem à Serra da Capivara também proporcionou conhecer o poço Violeto, em Cristino Castro, o campus da UESPI, em Bom Jesus, o Circuito Baixão da Pedra Furada e a Toca do Sítio do Meio. Além de realizarem uma caminhada ecológica até a Toca do Pedro Rodrigues, uma visita panorâmica da Ponta da Pedra e um passeio panorâmico no Centro Cultural e Histórico.

Mariza Ribeiro, aluna que também participou da atividade, destaca que a visita técnica foi uma experiência muito enriquecedora, onde foi possível conhecer lugares que somente são visto pelos livros de história. “Nos impressionamos com as pinturas rupestres, os fósseis e a biodiversidade local. Foi uma viagem de grande aprendizado, cultura e lazer. Entendemos o porquê de devermos dedicar a nossa futura prática docente a incentivar nossos alunos a irem além do ambiente escolar. Essa viagem aconteceu graças ao nosso trabalho, ao apoio dos patrocinadores e à orientação do professor Enilson Gladiel”.

Para os alunos, a atividade reforçou a importância da vivência prática e do contato direto com o patrimônio histórico e cultural para a formação dos futuros professores. Os estudantes voltaram para casa com uma bagagem de conhecimento e memórias, que certamente serão compartilhadas e transmitidas, contribuindo para a educação e valorização da riqueza cultural do estado.eitos reservados.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »