21/07/2023 às 14h49min - Atualizada em 21/07/2023 às 14h49min

Filha de agricultores rurais piauienses é aprovada em primeiro lugar no Doutorado da FIOCRUZ

Portal Corrente, com informações da Fetag-PI
Sonhar e construir um país novo apenas com a educação, estudo e força de vontade. Esse pode até parecer um conto, mas não é. A menina que sonha em melhorar seu país por meio da educação existe, ela é natural do interior de Pio IX, da zona rural chamado São Bento a comunidade, a 439 Km de Teresina, e Ramila Alencar.
  
Ramila prova que tem potencial. Uma das etapas mais disputadas do mundo acadêmico foi conquistado. Ela é filha de agricultores rurais e foi aprovada em primeiro lugar no Doutorado da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), uma das mais renomadas do país. A jovem obteve o melhor índice, num universo de pesquisadores das unidades da Federação.
 
Ela vai cursar o Doutorado em Epidemiologia na Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz-RJ. No início do processo seletivo foram 24 inscritos, mas aprovados só foram 11 e ela ficou em 1º lugar. Segundo a pesquisadora o certame foi dividido em 3 etapas.
“A 1ª etapa era a prova de inglês, eu pedi isenção porque já tinha feito a prova no mestrado. A 2ª etapa era análise do currículo e do projeto, tirei 9,5 e foi quando vi que estava em 1º lugar. E a 3ª etapa foi a entrevista tirei 10. No dia 17 saiu o resultado oficial - eu fiquei em êxtase. Sem acreditar que isso tinha acontecido comigo”, expressou a Ramila Alencar.
 
Ramila conta que não existe fórmula para obter o excelente resultado. “Não existe uma fórmula pronta, existe dedicação, estudo, planejamento e Deus acima de tudo. Sempre estive cercada por bons orientadores e docentes de ciências biológicas da UFPI, grupos de pesquisas e ótimos professores. Você tem que acreditar que é capaz”, revelou.

Incentivo 
 
O segredo para o resultado de nova doutoranda também foi comemorado por toda família e também muito comemorado inclusive por toda a cidade. “Foi muito comemorado por minha mãe, já perdi meu pai desde os 6 anos e sou filha única. Essa é uma história fora da curva de se ver na realidade em que eu sai”, declarou.
 
Ramila Alencar mesmo conta, um suporte essencial para sua aprovação, veio do incentivo dos professores. Ela afirma que há muitas oportunidades de bolsas de estudos no Brasil e no exterior que muitos jovens não sabem da existência, e que, se soubessem, com certeza melhorariam como estudantes.

“Na verdade, bolsas de mestrado e doutorado ainda são distribuídas em maior número no Sudeste que no Nordeste. Mais existem diversas oportunidades de cursos, capacitação, cursos online para os jovens e as pessoas. No Piauí há diversas instituições que oferecem cursos. As oportunidades, graças a Deus tem crescido cada vez mais”, reforçou.
 
“Queria que minha história não fosse para me vangloriar, mas inspirar outras pessoas e jovens que vem da mesma realidade que eu, que são do interior, filho de pessoas de classe baixas. Que as pessoas possam acreditar que a educação é a única forma de vencer, que outros jovens acreditem que são capazes e podem ir além, a educação muda a realidade, transforma e rompe barreias, acredite no potencial da educação”, finalizou. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »