24/07/2023 às 09h46min - Atualizada em 24/07/2023 às 09h46min

Sesapi discute implantação do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS

Com o Cieges, os gestores estaduais poderão acompanhar, monitorar e avaliar a rede de saúde em tempo real.

Redação

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) se reuniram com os técnicos do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) onde foi discutida a implantação do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde (Cieges) no Piauí. O objetivo desta iniciativa é integrar, por meio da interoperabilidade dos sistemas de informação, dados e informações em saúde consolidados, através de painéis dinâmicos e individualizados.

O Cieges busca apoiar a construção de uma inteligência gestora estadual, construindo conhecimento por meio da informação gerada a partir dos dados, visando facilitar o acesso a um conjunto de informações para subsidiar a tomada de decisão e a consulta de dados.

Com o Cieges, os gestores estaduais poderão acompanhar, monitorar e avaliar a rede de saúde de forma georreferenciada em tempo real, possibilitando a prevenção e minimização de danos à saúde pública, melhorando o bem-estar da população e proporcionando cuidados personalizados e de qualidade.

A implementação do projeto tem como metas alcançar a gestão por resultados, tomando decisões fundamentadas em evidências através da efetiva integração de vários sistemas de informação, como os das áreas de planejamento, orçamento, finanças e sistemas de informação em saúde.

Esse projeto busca fortalecer a cooperação técnica entre o Conass, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Sesapi, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para o SUS, respeitando as distintas realidades locais.

Segundo o superintendente de Gestão Administrativa, Jefferson Campelo, a criação do Centro de Inteligência e Informações Estratégicas na Sesapi proporcionará uma maior transparência para toda a sociedade, além de subsidiar as decisões dos gestores de forma ágil e precisa.

“Com a adesão ao projeto Cieges, a Sesapi demonstra otimismo em trabalhar o planejamento em saúde visando à gestão de futuro, a gestão por resultados, utilizando dados e informações para embasar suas decisões e operacionalizar seus trabalhos”, explica o superintendente.

Edvone Benevides, assessora-técnica da Diretoria de Planejamento (DUP), destaca que o centro de inteligência busca integrar as bases de dados existentes, incluindo os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde.“Bem como dados de secretarias estaduais e municipais, através de painéis dinâmicos e sistemas de georreferenciamento”, declarou a assessora.

O próximo encontro com Conass será presencial e acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »