28/07/2023 às 16h28min - Atualizada em 28/07/2023 às 16h28min

Operação Pente Fino, do PROCON/MPPI, vistoriou estabelecimentos em Corrente, Cristalândia do Piauí e Sebastião Barros

Supermercado fechado durante a operação já havia sido autuado 5 vezes.

Portal Corrente
Fiscais do PROCON/MPPI realizaram, de 24 a 28 de julho, a Operação Pente Fino nos municípios de Corrente, Cristalândia do Piauí e Sebastião Barros. O cumprimento da operação atende ao pedido da 2ª Promotoria de Justiça de Corrente.

No decorrer da fiscalização foram visitados 43 estabelecimentos, entre supermercados, postos de combustíveis, revendas de gás de cozinha, farmácias, bancos, loja de cosméticos e um restaurante. Ao todo foram lavrados 9 autos de infração e um auto de advertência.

As principais ocorrências registradas foram produtos alimentícios com data de validade vencida, venda clandestina de gás de cozinha, Falta de farmacêuticos nas farmácias e Falta de exposição de preços ao consumidor. Apesar de alguns comerciantes terem tentado recolher seus produtos antes da visita dos fiscais, ainda foram encontrados mais de 369 itens vencidos, entre eles produtos como iogurtes, maionese, requeijão, chocolates, leite condensado, biscoitos variados, sucos, refrigerantes, cervejas, ração para cães, shampoo e condicionador de cabelo.

Durante a operação, foi dado cumprimento a decisão lavrada em processo administrativo que tramitou perante a 2ª PJ de Corrente, onde além de aplicar multa, determinou-se a suspensão das atividades em desfavor de um grande supermercado da cidade em razão de práticas reincidentes de infrações prejudiciais ao consumidor, o qual já foi autuado mais 5 vezes.

Esteve presente também na cidade o Laboratório Móvel de Análise de Combustíveis do PROCON/MPPI para realizar a análise dos combustíveis revendidos pelos postos de combustíveis locais, sendo que nenhuma irregularidade nesse aspecto foi encontrada depois de realizada análise laboratorial dos combustíveis colhidos.

A Promotora de Justiça de Corrente Gilvânia Alves Viana, destaca que a venda irregular de produtos com data de validade vencida coloca em risco a saúde da população . "Ações do PROCON/MPPI estão sendo realizadas periodicamente desde 2018, e continuarão a ser realizadas sempre na defesa da saúde e dos direitos dos consumidores", pontua a promotora.

A operação foi realizada pelos Fiscais do PROCON/MPPI, com o apoio do Procon Câmara de Corrente e do 7º Batalhão de Polícia Militar de Corrente.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »