09/08/2023 às 14h31min - Atualizada em 09/08/2023 às 14h31min

Sesapi cria Comitê para investigar transmissão vertical do HIV e da sífilis no Piauí

O grupo é composto por 26 membros, titulares e suplentes

Redação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) instituiu o primeiro Comitê de Investigação da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis do Piauí. O grupo é composto por 26 membros (titulares e suplentes) indicados por órgãos estaduais, municipais e da sociedade civil, como conselhos de classe e universidades.

“É uma ação estratégica, para darmos visibilidade a essas doenças e investigar os casos que ocorreram, na intenção de prevenir futuros casos. Investigar erros para que as instituições possam rever as condutas, processos de trabalho e melhorar a prevenção”, explica a coordenadora de IST da Sesapi e presidente do Comitê, Karina Amorim.

Nesta quinta-feira (10), os membros do Comitê irão participar de uma qualificação com representantes do Ministério da Saúde na Escola de Gestão e Controle Alcides Nunes (EGC), do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). O curso vai abordar aspectos teóricos e práticos para o funcionamento do Comitê.

Na sexta-feira (11), o secretário estadual da Saúde, Antonio Luiz, se reúne com as coordenadoras gerais de Vigilância em Infecções Sexualmente Transmissíveis (CGIST) e da Vigilância do HIV/Aids e das Hepatites Virais (CGAHV) do Ministério da Saúde, para discutir e alinhar as ações do Comitê no Piauí.

“Nosso objetivo também é conseguir a certificação da eliminação da transmissão vertical. Todos os estados estão se mobilizando para isso, que é uma titulação honrosa. Um dos requisitos para conseguir a titulação, além de atingir os indicadores, é ter instituído o comitê”, afirmou a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »