14/08/2023 às 18h49min - Atualizada em 14/08/2023 às 18h49min

Biólogo formado na Uespi identifica novo gênero de isópodes terrestres em pesquisa inovadora

Os estudos relacionados aos isópodes terrestres são importantes, pois estão inseridos no contexto da preservação de espécies dentro do ambiente natural.

Redação

Egresso do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus de Picos, o biólogo Carlos Anderson Soares Bezerra-Pereira realizou uma pesquisa inovadora sobre isópodes terrestres, pequenos animais crustráceos conhecidos popularmente como tatuzinhos-de-jardim, culminando na elaboração de um artigo que descreve um novo gênero e duas novas espécies da família Platyarthridae no estado do Piauí. Esse artigo está publicado na revista internacional Zootaxa.

De acordo com o biólogo, formado pela Uespi, os estudos relacionados aos isópodes terrestres são importantes, pois estão inseridos no contexto da preservação de espécies dentro do ambiente natural. Em sua visão, o que permanece desconhecido não pode ser devidamente protegido. Por essa razão, ele se empenhou na tarefa de descrever as novas espécies para a ciência, buscando contribuir, significativamente, para promover a conservação da biodiversidade.

“Atuo na área de taxonomia, ramo da biologia responsável por descrever, identificar e nomear os seres vivos de acordo com os critérios estabelecidos, como aspectos morfológicos, genéticos, fisiológicos e reprodutivos, dentre outros. Assim, nesse artigo, descrevemos um novo grupo de crustáceos, sendo eles os isópodes terrestres, conhecidos popularmente como tatuzinhos-de-jardim. Pouco se conhece sobre a fauna e flora de Picos, estudos que tenham o objetivo de descrever espécies de animais e plantas, são emergenciais para mensurar como está o estado de conversação da biodiversidade presente no município”, finaliza o pesquisador.

Formado em 2017, Carlos Anderson Soares Bezerra-Pereira relata que a universidade desempenhou um papel fundamental ao despertar sua curiosidade pelas diversas espécies isópodes terrestres. Já no segundo período do curso, ele recebeu um convite para integrar o Grupo de Estudos Taxonômicos dos Oniscidea do Piauí (Getopi). Nesse contexto, ele se envolveu ativamente na pesquisa e mantém sua participação constante no grupo até os dias atuais, mesmo após sua conclusão de curso.

O pesquisador ainda agradece aos seus professores orientadores da instituição, Daniela Grangeiro e Lucas Lima, que contribuíram de forma significativa para a construção do artigo científico. Segundo Daniela Grangeiro, o trabalho empreendido possui uma relevância para a região, uma vez que traz à tona descobertas significativas decorrentes do projeto de pesquisa. Além disso, destaca, no âmbito acadêmico, a contribuição da pesquisa para o enriquecimento do conhecimento científico em relação às espécies que, anteriormente, não haviam sido minuciosamente estudadas.

“Quando vejo um aluno meu se destacar, fico emocionada. É gratificante saber que fiz parte de uma conquista do Carlos, pois ele sempre foi um aluno extremamente dedicado e esforçado. Mesmo após concluir sua formação, ele continua a se aprofundar em nossas pesquisas e, agora, diante de um tema tão crucial para a biologia, ele teve a oportunidade de se destacar novamente na área, revelando novas perspectivas sobre diversas espécies”, finaliza a orientadora.

Confira aqui o artigo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »