06/09/2023 às 13h09min - Atualizada em 06/09/2023 às 13h09min

Hospital de Corrente dispõe de Farmácia de Medicamentos Especializados

Serviço é ofertado no Hospital Estadual Dr. João Pacheco Cavalcante. Acesse a matéria e veja quais são os requisitos para ter acesso aos medicamentos.

O Hospital Estadual Dr. João Pacheco Cavalcante, de Corrente, oferece à população de toda a região um importante serviço: trata-se da Farmácia de Medicamentos Especializados, que tem por objetivo atender a demanda de medicamentos de alto custo, prescritos por médicos especialistas e que não são atendidos pela Atenção Básica do SUS, portanto não são distribuídos nas unidades de saúde dos municípios.

Atualmente, a Farmácia de Medicamentos Especializados atende a uma demanda de 85 enfermidades constantes no Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), como patologias renais, acne grave, esquizofrenia, asma grave, retocolite, anemia falciforme, artrite, epilepsia, puberdade precoce, hormônio do crescimento, dentre outros, para as quais são prescritos medicamentos de alto custo que podem ser disponibilizados no próprio hospital, desde que seguidos todos os trâmites necessários.

Para ter direito ao medicamento, o paciente deverá trazer a prescrição do médico especialista e documentação pessoal até a Farmácia de Medicamentos Especializados. Tanto a documentação, como a prescrição do médico especialista, serão avaliadas pelo Dr. Helder de Souza Aires, que é o farmacêutico responsável pela farmácia.

“Se tudo estiver certo, o paciente será cadastrado no sistema Horus e uma vez por mês os medicamentos serão enviados para o município. A cada três meses os pacientes deverão apresentar os exames solicitados ou em casos mais graves, todos os meses, para continuar recebendo os medicamentos”, explica.

De acordo com o diretor do hospital, Alexsandro Rabelo de Araújo, o serviço de atendimento está disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Todos os casos serão recebidos pela assistente-administrativo e analisados pelo farmacêutico.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »