22/09/2023 às 08h28min - Atualizada em 22/09/2023 às 08h28min

Estudantes da rede estadual têm acesso aos serviços digitais disponíveis no Gov.Pi Cidadão

Confira aqui a lista de serviços ofertados pela Seduc.

Redação

Com o lançamento da plataforma Gov.Pi Cidadão, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disponibiliza uma série de serviços com o objetivo de facilitar aos alunos e seus responsáveis encontrar informações importantes sobre a vida escolar.

Os serviços são personalizados para cada tipo de usuário. Aos pais dos estudantes, por exemplo, está disponível o boletim escolar. Para os estudantes, é possível acompanhar as informações da vida escolar, tais como frequência, informar inscrição do Enem e manter os dados sempre atualizados.

As pessoas que desejam obter documentos relativos à vida escolar, como declaração de conclusão de curso, também poderão solicitar a documentação.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, informou que a Seduc investiu 1,5 milhão de reais na digitalização da documentação para que a população tenha acesso rápido aos serviços por meio da plataforma Gov.Pi Cidadão. “Colocar este material na plataforma digital vai agilizar e dar praticidade na elaboração e emissão de documentos, além de oferecer segurança de armazenamento para os dados dos estudantes piauienses. A implantação de um sistema de gestão documental permitirá o rápido acesso ao acervo das escolas extintas, por exemplo, e a informações importantes da vida escolar”, pontuou.

O cidadão pode acessar o menu de serviços disponíveis por meio do endereço www.pi.gov.br ou, ainda, baixar o app Gov Pi Cidadão na loja de aplicativos do seu celular. Para utilizar os serviços, o cidadão precisa fazer o cadastro, informando nome, CPF e outros dados pessoais. Os serviços podem ser acessados na plataforma com usuário e conta do Governo Federal GovBR.

Confira todos os Serviços relacionados a Educação e Pesquisa:

ATUALIZAR DADOS CADASTRAIS (DADOS DE ALUNO) - O aluno e/ou responsável terá acesso à visualização dos dados cadastrados e à funcionalidade para atualizar dados de contato telefônico e de endereço.

LOCALIZAR ESCOLAS E SOLICITAR DECLARAÇÃO DE VAGA - Permite ao aluno e ao seu responsável a visualização ampla das escolas estaduais próximas a ele. Com a nova funcionalidade, será possível visualizar as distâncias de todas as escolas selecionando o bairro desejado.

DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO - Fornece ao aluno o documento para solicitar junto à sua escola, a validação e assinatura da sua Declaração de Conclusão do Ensino Médio.

CONSULTAR FREQUÊNCIA ESCOLAR - Apresenta ao responsável e ao aluno a frequência escolar, destacando suas presenças e faltas.

INFORMAR INSCRIÇÃO DO ENEM - Ao realizar a confirmação de inscrição no ENEM no sistema, o aluno possuirá diversos incentivos da Seduc.

OBTER BOLETIM ESCOLAR - O aluno e o responsável poderão visualizar e imprimir as notas do ano letivo, de forma bimestral e semestral.

DECLARAÇÕES DO ALUNO - Fornece ao aluno e/ou responsável acesso às declarações de matrícula e de conclusão para encaminhá-las à sua unidade escolar, a fim de solicitar as devidas validações e assinaturas.

CONSULTAR MATRÍCULA DO ALUNO - Fornece ao aluno e ao seu responsável a visualização de todo o seu histórico de matrículas já realizadas nas escolas do estado.

ACESSAR CANAL DE ATENDIMENTO PARA TRANSPORTE ESCOLAR - Espaço para que o aluno e o responsável possam registrar mensagens de elogios, sugestões, denúncias e reclamações referentes ao transporte escolar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »