18/11/2023 às 12h44min - Atualizada em 18/11/2023 às 12h44min

Moradores de Corrente passam noite de sufoco com quedas e oscilações de energia

Obras de melhorias anunciadas pela Equatorial têm previsão de serem concluídas somente no final do primeiro semestre de 2024.

Viviane Setragni
Portal Corrente
Bastou as primeiras chuvas do mês de novembro para que os problemas relacionados ao fornecimento de energia elétrica intensificassem na cidade de Corrente. Após vendaval registrados nesta sexta-feira (17), parte da cidade ficou completamente às escuras a partir das 17h, e outra parte sofreu durante toda a noite com fortes oscilações e meia-fase.

No bairro Jacolândia, grande parte ficou completamente sem energia de sexta (17) para sábado (18). No centro, bairros Sincerino, Vila Nova e  Isabela, as oscilações aconteceram à noite inteira, sendo que em algumas ruas a energia chegou a ser restabelecida, mas voltou a registrar quedas e oscilações.

Já na Av. John Terry, nas proximidades da Emater, uma grande árvore caiu em cima da rede elétrica, e desde ontem ameaça os transeuntes que circulam pela via. Uma das pistas chegou a ser interditada, mas motociclistas insistem em passar próximo ao local, colocando em risco a própria vida.

 
A Equatorial informou que uma equipe técnica de Bom Jesus, com caminhão e equipamentos adequados, fará a desobstrução da via e a manutenção dos fios da rede elétrica.

Enquanto isso, moradores fazem duras críticas nas redes sociais, reclamando da situação recorrente na cidade. 
  • "Bairro Sincerino sem energia desde as 17 horas até agora" (20:57 de sexta);
  • "Aqui também no centro, desde cedo";
  • "Aqui no projeto tbm tá assim";
  • "No Aeroporto também não tem";
  • "Desde ontem, sem energia. Segunda-feira cedo no PROCON-Câmara. Perdi um monte de alimento do mês, principalmente carnes. Sem contar que trabalho usando internet, isso me atrasou muito. Desde às 17;00. Só reclamar  aqui não vai resolver, tem mesmo que entrar com Indenização.(8:32 de sábado). ;
  • "Não adianta nada essa empresa é uma falta de respeito agente ligar manda mensagem e eles não resolve nada só vai quando agente já perdeu as coisas, na Jacolandia desde ontem sem energia lá tem pessoas que depende da energia pq tem medicação que precisa ficar na geladeira";
  • "Aqui chegou de madrugada. Hj pela manhã já teve várias vezes o vai e volta.";
  • "Eu precisando trabalhar e essa energia assim";
  • "Quem quiser tem que se virar com as coisas da geladeira, pra não estragar" (10:32 de sábado);
  • "É uma falta de respeito, uma falta de vergonha ter que vir uma equipe de Bom Jesus pra resolver um problema desses, cade os representantes de Corrente la em Teresina????".

Outro problema ocasionado pelas quedas e oscilações de energia é a suspensão do fornecimento d'água, quando o problema atinge a ETA, no bairro Nova Corrente, uma vez que os equipamentos da estação da Agespisa dependem da energia elétrica para continuarem funcionando.


PROCEDIMENTO DURANTE OSCILAÇÃO OU FALTA DE ENERGIA


A Equatorial Piauí afirma que é essencial que o cliente protocole nos canais de atendimento oficiais a oscilação ou falta de energia identificada para que sejam enviadas equipes especializadas para atendimento e que estão disponíveis 24h. Os canais de atendimento para registro do protocolo são: Central de Atendimento 0800 086 0800, pela Clara no numero (86) 3228-8200, pelo aplicativo Equatorial Energia disponível em IOS ou Android.


SOBRE QUEIMA DE ELETRODOMÉSTICOS

A Equatorial orienta que o consumidor faça a solicitação para uma visita técnica pelos canais de atendimento por meio da central 0800 086 0800, pelo site https://pi.equatorialenergia.com.br/ ou de forma presencial nas agências.

No pedido de ressarcimento devem ser relacionados todos os equipamentos que apresentaram problemas e suas respectivas marcas. Durante a visita dos técnicos, será realizada uma avaliação dos equipamentos para identificar se existe nexo causal entre o dano reclamado e alguma ocorrência no sistema elétrico da distribuidora.



INVESTIMENTOS

Esta semana, a Equatorial Piauí distribuiu um release à imprensa, informando sobre os investimentos previstos para todo o estado, em obras de manutenção e modernização de subestações e redes de transmissão. Para a região Extremo-Sul, estão previstos  R$ 48,7 milhões, que serão investidos nas subestações Curimatá e Redenção do Gurguéia, além de uma nova linha de transmissão que ligará as duas cidades que dão nome às subestações. 

Entretanto, a previsão é que as obras sejam finalizadas e entregues no fim do primeiro semestre de 2024. 









 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »