20/11/2023 às 14h59min - Atualizada em 20/11/2023 às 14h59min

Estudantes do Ceti Dionísio elegem nesta terça-feira o deputado ou deputada que representará a 15ª GRE no Parlamento do Futuro

Viviane Setragni
Portal Corrente

Trinta estudantes, com idade entre 16 e 19 anos, serão eleitos deputados e deputadas do Parlamento do Futuro, escolhidos entre 81 candidatos dos 12 territórios do Piauí. Pela primeira vez, desde a instalação da Assembleia Legislativa do Piauí, será realizada uma experiência de aproximação da juventude com o Poder Legislativo com a escolha de representantes entre estudantes do ensino médio da rede pública. 

A eleição será feita dentro do Programa Parlamento do Futuro, realizado pela Assembleia Legislativa, através da Escola do Legislativo, Professor Wilson Brandão em parceria com a Justiça Eleitoral e Secretaria de Educação. Os eleitos participarão das reuniões das comissões temáticas, poderão votar em plenário, apresentar projeto de lei, que será debatido obedecendo todo o processo legislativo e no final do programa será sancionado como lei.

Os municípios participantes já receberam, da Justiça Eleitoral do Piauí, as urnas eletrônicas que serão usadas no pleito, que acontecerá nesta terça-feira (21). 

CORRENTE



A 15ª Gerência Regional de Educação (GRE) também estará representada no Programa Parlamento do Futuro, em eleições que acontecerão no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dionísio Rodrigues Nogueira. O deputado, ou deputada, será eleito em votação na qual participarão os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio da instituição.

Na última semana, os candidatos que disputam a vaga participaram dos debates, momento em que cada estudante apresentou a proposta legislativa e buscou votos para ser escolhido pela comunidade escolar. Os estudantes se filiaram a 6 partidos temáticos e realizaram as convenções partidárias, seguindo o rito democrático da eleição. Em Corrente, os debates contaram com a presença e participação do Ministério Público, com a presença da promotora de Justiça Gilvânia Alves Viana, e da Câmara de Vereadores, representada pelos vereadores Salmeron Filho, Gilmário Lustosa, Paulo Henrique Dourado e Naira Nogueira.

Candidatos da 15ª GRE – CETI DIONISIO R NOGUEIRA

NOME Nº CANDIDATO PARTIDO Nº PARTIDO
CLAUDIO DE SOUZA CARVALHO 75093 PEC 75
HENRY CARENEIRO DE MELO 85071 PSE 85
KAUANA LISBOA DE ARAUJO 66622 PAMA 66
WILLANE PINHEIRO DE SOUSA 80110 PSP 80
INGREDY YASMIN D DE OLIVEIRA 90064 PEGR 90
ISLENE MEDEIROS DA SILVA 89622 PDHEC 89

De acordo com a gestora escolar, Priscila Barbosa, o projeto está impactando o entendimento dos estudantes quanto ao processo eleitoral. “Os estudantes estão se autodescobrindo na capacidade de liderar, de fazer o outro entender que suas propostas são as melhores e os alunos ficaram animados com a postura dos candidatos. Eles criaram seus discursos, cada um apresentou seus projetos e certamente irão mudar seu pensamento quanto a forma de votar”, informou a gestora.

A votação ocorrerá na terça-feira (21) das 9 horas às 17 horas em todo o Piauí. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »