14/12/2023 às 06h55min - Atualizada em 14/12/2023 às 06h55min

Escritor Edilson de Araújo Nogueria realiza palestra no Colégio da Vereda da Porta sobre tradições, cultura e arte nativa

Viviane Setragni
Portal Corrente
O advogado, historiador e escritor Edilson de Araújo Nogueira realizou na Escola da Vereda da Porta, a convite da professora Fabiana da Cruz Reis, uma palestra sobre tradições, cultura e arte nativa, levando para o público presente um pouco sobre a história e a cultura de Corrente, além de falar sobre a tragetória pessoal de vida.

O evento contou com a presença de estudantes, pais e pessoas da comunidade, que por breves minutos foram embalados nas histórias e vivências pessoais do escritor, o qual durante toda a vida esteve sempre ligado à arte e à cultura, dedicando-se desde muito cedo a registrar e resgatar as raízes da cultura e da história de Corrente e da sua prípria família, cujos ancestrais estão intimamente ligados aos primórdios da região.

Edilson relatou como desde muito pequeno era curioso e achava importante a cultura de cada comunidade, participando e envolvendo-se, sem "pré-conceitos", das manifestações culturais de cada uma delas, experiências que ajudaram a construir uma visão ampla das raízes da região extremo-sul e que posteriormente lhe deram material farto para escrever os próprios livros.

 
O escritor enfatiza a importância do resgate cultural das raízes da região. "Corrente é uma cidade rica em tradições e cultura, de um passado e uma história que precisam ser preservados. Essa Corrente das suas tradições, do seu legado nós temos que difundir, guardar e acima de tudo, mostrar às novas gerações que a cultura tem um papel importante na sociedade. Uma comunidade que não preserva a sua história não é digno do seu povo", registrou Edilson.

Assista um breve trecho da palestra ministrada:







 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »