20/05/2014 às 07h54min - Atualizada em 20/05/2014 às 07h54min

Justiça Federal instala a Subseção de Corrente

Solenidade realizada nesta segunda-feira reuniu diversas autoridades da justiça federal

Portal Corrente; fotos: Cristiano Setragni

Desenlace da fita inaugural da Subseção. Prefeito Jesualdo Cavalcanti Barros, desembargador Candido Ribeiro, deputado Paes Landin e juiz federal Derivaldo de Figueiredo Bezerra Filho

Por Viviane Setragni

Foi realizada nesta segunda-feira, 19 de maio,  a instalação da Justiça Federal, Subseção Judiciária de Corrente. A solenidade teve início no auditório da Câmara Municipal, com a presença do  presidente do Tribunal Regional Federal, desembargador Candido Ribeiro, o diretor do foro da Seção Judiciária do Piaúi, o juiz federal Francisco Hélio Camelo Ferreira, o juiz federal Derivaldo de Figueiredo Bezerra Filho, diretor na nova Subseção, o prefeito Jesualdo Cavalcanti Barros, o deputado federal Paes Landin, o deputado estadual João Mádison Nogueira, representando o governador José Morais Filho, o presidente da OAB/PI, William Guimarães, o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª região, Cássio Nunes Marques, o procurador da República no município de Picos, Francisco Alexandre de Paiva Forte, demais autoridades judiciárias e políticas e comunidade.

Solenidade de instalação

O juiz federal Francisco Hélio Camelo Ferreira destacou a importância da instalação da Subseção para a região. “Quando uma subseção da Justiça Federal se instala num município os seus habitantes são amplamente beneficiados com a possibilidade de buscarem seus direitos. Para se ter ideia, em Caxias, no Maranhão, ao se instalar uma subseção em pouco tempo cerca de 10 mil pessoas procuraram a justiça. Logo as mudanças acontecerão no município de Corrente, como a instalação de novos escritórios de advocacia e a abertura de novos comércios. A cidade sem dúvida será muito beneficiada, em todos os aspectos, pela vinda da Justiça Federal”, colocou.

Deputado João Mádison, desembargador federal  Cássio Nunes Marques, Juiz federal Derivaldo de Figueiredo Bezerra Filho e presidente da OAB/PI, Willian Guimarães

William Guimarães, presidente da OAB/PI, enfatizou: “É com muita alegria que a advocacia piauiense comparece a esta sessão solene e histórica. A cidade de Floriano, cidade onde se localiza a outra Subseção, está distante cerca de 700 km, ou seja, toda esta região é muito carente da presença do estado. Agradecemos o cumprimento da promessa de instalação de uma sala para os advogados na Subseção, o que contribui para garantir o acesso da população aos seus pleitos”. William Guimarães também solicitou uma maior interiorização da Justiça Federal no estado do Piauí.

Juiz federal Derivaldo de Figueiredo Bezerra Filho, diretor na nova Subseção

Já o  juiz federal Derivaldo de Figueiredo Bezerra Filho, lembrou que a região sul do estado é de fato o berço do estado do Piauí. “Temos a honra de, a partir desta data, participar da história desta terra abençoada, berço do estado do Piauí. Aqui, no solo desta região fértil, da qual fazem parte a última fronteira do nosso rico agronegócio, centro de uma agropecuária de renome nacional, a Justiça Federal se enriquece com os valores locais, forjados pelas  dificuldades causadas pela distância e pela sua diversidade religiosa. Declaro meu orgulho em poder capitanear a instalação da Subseção da Justiça Federal no município de Corrente”, declarou.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti Barros iniciou seu pronunciamento cumprimentando a todos, em nome de sua filha, a juíza federal Marina Cavalcanti Barros Mendes. O prefeito destacou as dificuldades impostas pela distância e a mudança que a presença da Justiça Federal no município representará. “O isolamento a que estivemos submetidos nos impôs o dever de lutar e de vencer os desafios, ao tempo em que contribuiu para formar um cidadão mais aguerrido, mais senhor de si. É muito difícil mensurar a nossa alegria em termos a Justiça Federal instalada na cidade de Corrente e por isso afirmo que esta cidade estará sempre de braços abertos para acolher não somente à justiça, mas todos os operadores do direito da melhor maneira possível, porque este é o nosso modo de ser. Agradeço em nome do povo correntino esta oportunidade que se abre para se romper de vez o véu do isolamento a que temos sido submetidos ao longo destes anos” frisou.

Descerramento da placa. Juiz federal Derivaldo de Figueiredo Bezerra Filho, prefeito Jesualdo Cavalcanti Barros, desembargador Candido Ribeiro,  o juiz federal Francisco Hélio Camelo Ferreira e deputado Paes Landin.

Após a solenidade de instalação, foi feito o descerramento da placa e o desenlace da fita inaugural, na sede da nova Subseção.

Dentre os benefícios gerados com a instalação na Subseção em Corrente, a partir de agora, está a possibilidade de acesso à comunidade em pleitear questões que anteriormente dependiam de Subseções localizadas em Floriano e em Teresina, inviável à maioria. As questões de maior demanda, como solicitação de direitos previdenciários, são de grande impacto financeiro para a região, já que benefícios que anteriormente não havia possibilidade de serem concedidos, passarão a circular na economia local. Situações que envolvam mais de um estado também ganharão celeridade, beneficiando questões de litígios de terras, crimes ambientais e de tráfico de drogas.

A Subseção da Justiça Federal em Corrente está localizada na BR 135, no Km 49, próximo aos recém-instalados redutores de velocidade.  As atividades da têm início a partir desta terça-feira (20), com pleno funcionamento dos serviços oferecidos. 

Solenidade de instalação da Subseção

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »