18/08/2014 às 07h35min - Atualizada em 18/08/2014 às 07h35min

Moradores da zona rural de Corrente denunciam ligações clandestinas na rede de abastecimento

Prefeitura reformará a rede de abastecimento e gambiarras deverão ser retiradas

Ascom

A comunidade de Vereda do Riacho Grande vive momentos difíceis, ocasionados pela seca. Diversos moradores da localidade denunciaram que ligações clandestinas haviam sido feitas no sistema de distribuição de água, ligada ao único poço que abastece a comunidade, algumas inclusive cortando o asfalto. O fato é que, em consequência destas ligações, a água nem mesmo chega na caixa d’água, portanto nenhuma das famílias que fazem parte da rede original de abastecimento recebe água em suas residências.

Quando o poço foi perfurado, em meados de 2006, o sistema abastecia de 10 a 15 famílias. Com o crescimento desenfreado da localidade, que hoje já soma 80 famílias, as pessoas passaram a fazer as ligações clandestinas, colocando em desequilíbrio todo o sistema, pois além de não possuir vazão suficiente para todos, muitas das ligações são mal feitas e diversos pontos de vazamentos já foram detectados.

Ligação clandestina

Os moradores prejudicados denunciam ainda que, além de não contribuírem com os R$ 10 reais mensais, arrecadados para pagar a pessoa responsável por gerir, ligar e desligar a bomba do poço todos os dias, aqueles que fizeram ligações clandestinas ainda fazem piada dos prejudicados, gerando mais confusão e desgaste na comunidade.

Na manhã de sexta-feira, o Gerente Municipal de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Corrente, Osvaldo Rodrigues, esteve reunido com os moradores da localidade e comunicou que as ligações clandestinas deverão ser retiradas do sistema, pelos próprios moradores, para evitar maiores constrangimentos. “Esta prática é ilegal e está prejudicando uma série de famílias, que pagam a taxa e que estavam ligadas ao sistema pelo projeto original. Se conseguirmos desligar as ligações clandestinas, o problema por hora estará sanado”, colocou Osvaldo, tendo apoio da maioria dos presentes.

Prefeito, reunido com Secretários Municipais, vereadores e comunidade neste domingo

O prefeito Jesualdo Cavalcanti também esteve na comunidade neste domingo e pôde conversar com os moradores a respeito da situação. “Temos ciência de que a vazão do poço é insuficiente para abastecer a toda a comunidade, mas realizaremos estudos, de forma urgente, para encontrarmos uma solução, pois estamos muito preocupados com a condição dos moradores. Certamente, a perfuração de mais um poço seria o ideal, mas dependemos de encontrar o local certo e da ligação da rede de energia, caso não haja no local escolhido”, declarou o prefeito.

A partir desta segunda-feira, a Prefeitura Municipal iniciará uma reformulação no sistema de abastecimento, substituindo mangueiras desgastadas e quebradas por novas tubulações, num investimento total da ordem de R$ 10 mil reais. Assim que o sistema estiver quase pronto, o antigo será desligado e todas as gambiarras serão retiradas. “A obra permitirá uma ampliação parcial no sistema, que atenderá, em forma de rodízio, a um número um pouco maior de moradores. Por outro lado, esperamos que a comunidade colabore, não permitindo que novas ligações clandestinas sejam feitas, pois além de ser crime, danifica qualquer sistema que for instalado. Sabemos que a situação é complicada, mas estamos procurando por uma solução o mais rápido possível”, enfatizou o Gerente de Recursos Hídricos.

Reunião com os moradores

 

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »