18/08/2014 às 10h04min - Atualizada em 18/08/2014 às 10h04min

Instituto Internacional de Pesquisa ministra palestra na UESPI de Corrente

Acadêmicos, docentes, discentes e agropecuaristas tiveram acesso a relevantes informações sobre nutrição de plantas

Portal Corrente

Por Viviane Setragni

O Instituto Internacional de Nutrição de Plantas (International Plant Nutritions Institute - IPNI), representado pelo seu diretor adjunto, Dr. Valter Casarin, ministrou uma palestra no Campus da UESPI de Corrente na última quinta-feira (14), abordando o tema Boas Práticas para o Uso Eficiente de Fertilizantes. Na ocasião acadêmicos, docentes, discentes e agropecuaristas de toda a região tiveram a oportunidade de conhecer o que há de mais moderno em estudos e pesquisas sobre o uso consciente e otimizado na utilização de fertilizantes, objetivando o aumento da absorção de nutrientes pelas plantas, tendo como consequência o aumento da produtividade, sem prejuízo ao meio ambiente.

“Podemos aumentar a produção agrícola sem nem mesmo aumentar a área hoje utilizada. Através de pesquisas, foi possível constatar que os fertilizantes na maioria das vezes não são utilizados de forma correta. Devemos levar em consideração que a população mundial aumenta assustadoramente e que esta população precisa alimentar-se”, explica Dr. Casarin.

O pesquisador coloca ainda que, não possuindo um solo com os nutrientes ideais, a utilização de fertilizantes de forma adequada é indispensável para a produção agrícola em grande escala no Brasil, que compete diretamente com grandes potências mundiais. “O solo encontrado nos Estados Unidos, por exemplo, é riquíssimo em nutrientes e isso se reflete na imensa produção. O Brasil, para atingir um nível de produção ideal, precisa enriquecer o solo e isso somente será possível se o uso de fertilizantes for feito de forma correta, baseado nos dados de pesquisas e nas condições do solo a ser enriquecido”, enfatiza.

Em nome do IPNI, Dr. Valter Casarini fez uma considerável doação de livros ao Campus da UESPI de Corrente, além de comunicar que fará uma doação de sua biblioteca particular. “Todas as universidades cadastradas no instituto recebem a doação de exemplares de todos os livros lançados através dele, fruto de pesquisas realizadas por todo o mundo. E no Campus da UESPI de Corrente, que já é parceiro nosso, juntamente com professor Manoel Holanda, responsável pelo contato, estaremos realizando alguns projetos em parceria, com o objetivo de levar ao estudante, futuro profissional que atuará nas regiões produtoras agrícolas, este conhecimento”, ressalta o pesquisador.

O diretor do Campus, Salomão Cavalcante, agradeceu a doação para o acervo bibliográfico da universidade, assim como a parceria com o Campus. Já o professor Manoel Holanda declarou que o trabalho em conjunto enriquecerá consideravelmente o curso de Agronomia, preparando de forma adequada os estudantes para o mercado de trabalho.

Dr. Hélio Paranaguá, Secretário de Desenvolvimento Rural do município de Corrente

O Dr. Hélio Paranaguá, Secretário de Desenvolvimento Rural do município de Corrente, presente no evento, lembrou que os pecuaristas também necessitam saber adubar de forma correta o solo, pois o ganho de peso do rebanho dependerá da qualidade do pasto. “Temos que procurar não desmatar, corrigir o que tem de errado e ter um aumento de produtividade, de forma inteligente!”, destacou.

Para o ano previsto de 2015, já está um projeto será realizado em parceria entre o INPI e a UESPI de Corrente.

O IPNI é uma organização sem fins lucrativos dedicada a desenvolver e promover informações científicas sobre o manejo responsável dos nutrientes das plantas (N, P, K, Ca, Mg, S e micronutrientes) para o benefício da família humana. Como grande organização global, tem iniciativas que contribuem para atender às diferentes e crescentes demandas mundiais na produção de alimentos, agroenergia e fibras, bem como conciliar as questões relacionadas à segurança alimentar e à preservação do ambiente e dos ecossistemas.

Dr. Casarin, Diretor Adjunto da INPI Brasil, com o professor Manoel Holanda Neto

Diretor do Campus de Corrente, Salomão Cavalcante, recebendo a doação do INPI

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »