01/10/2014 às 23h27min - Atualizada em 01/10/2014 às 23h27min

Em mais uma medida de enfrentamento à seca, Prefeitura de Corrente leva água ao Povoado de Canto do Barreiro

Oito famílias foram beneficiadas com reservatório e água potável

Ascom

Por Viviane Setragni

A Prefeitura Municipal de Corrente, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, através da Gerência de Recursos Hídricos, realizou nesta terça-feira mais uma medida de enfrentamento à seca, levando água à população da zona rural flagelada pela seca.

O Povoado do Canto do Barreiro estava completamente desabastecido de água potável. Sensibilizado com a situação calamitosa das oito famílias do local, aproximadamente 35 pessoas, o prefeito Jesualdo Cavalcanti determinou que fosse fornecido imediatamente à cada uma das casas um reservatório para abastecimento de água.

Na manhã de terça-feira (30), o Gerente de Recursos Hídricos, Osvaldo Rodrigues, acompanhado pelo vereador Edilson de Araújo Nogueira, foram pessoalmente entregar as caixas d’água à cada uma das famílias da localidade, já acompanhados pelo carro-pipa.

As famílias receberam a assistência com alívio, já que a incidência de problemas de saúde na comunidade, causados pela péssima qualidade da água que bebem, é crônico. “Nós usamos a água de uma barragem aqui perto porque não tinha o que fazer. Graças a Deus que estamos recebendo água de qualidade, pelo menos pra gente beber e cozinhar”, desabafou dona Leopoldina, gestante e mãe de três filhos pequenos.

Outra medida que será tomada em seguida, será a análise de um poço perfurado próximo ao povoado, aproximadamente 300 metros, que está fechado sem ligação nem mesmo à um chafariz, poço este que poderia abastecer a comunidade.

Osvaldo afirma que a prefeitura tem trabalhado incansavelmente para amenizar os problemas causados pela seca intermitente em toda a zona rural do município, construindo barragens comunitárias, reformando e ampliando redes de abastecimento dos poços artesianos já existentes, além da assistência do carro-pipa.

“Nossa luta é diária, dando manutenção aos motores dos poços, consertando e ampliando redes de abastecimento e até intervindo em comunidades que acabam se desentendendo por causa da água. Somente o carro-pipa atende 36 localidades de todo o interior do município, contabilizando aproximadamente 1600 pessoas beneficiadas. E ainda há muito a ser feito, pois o nosso interior é muito grande e todos os dias recebemos pedidos de ajuda”, ressalta.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »