10/04/2015 às 18h55min - Atualizada em 10/04/2015 às 18h55min

ABENFAC inaugura Casa do Menor em Corrente

Espaço abrigará menores em situação de vulnerabilidade. Solenidade contou com a presença de grande público.

Ascom

A Associação Beneficente das Famílias e Crianças Carentes (ABENFAC) inaugurou na manhã desta sexta-feira (10) a Casa do Menor de Corrente. A concorrida solenidade contou com a presença de representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário de Corrente, instituições públicas e privadas, igrejas, empresários e pessoas da comunidade.

A Secretária de Trabalho e Cidadania, Fátima Lustosa, destacou que a inauguração do espaço é a realização de um sonho, conquistado com muita luta. “Em dezembro de 2014 nós chegamos a ter 6 crianças que precisavam de um espaço para abriga-las, algumas que fugiram de casa, outras com problemas familiares e o Conselho Tutelar não tinha um local adequado. Hoje nós conseguimos inaugurar esta casa, que necessitará de muito apoio da comunidade para poder funcionar”, colocou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Souza, parabenizou a ABENFAC pela inauguração da casa. “Conheço a luta do Conselho Tutelar, pois já fui Conselheiro, e sei que carecíamos de um local adequado para as crianças.  Quero parabenizar o nosso amigo Filomeno Lustosa, que há tantos anos sonha com este espaço, e dizer que a Câmara fez o seu papel, aprovando a ABENFAC como órgão de utilidade pública. Continuaremos na luta nas esferas estadual e federal e estaremos todos unidos nesta luta, que é de toda sociedade correntina!”.

 

Secretária de Trabalho e Cidadania Fátima Lustosa / Presidente da ABENFAC Rosa Maria Alves

A presidente da Associação Beneficente , Rosa Maria Alves, lembrou que desde o ano de 2003 o Conselho Tutelar do município luta pela estruturação de um espaço adequado para abrigar os menores em situação de vulnerabilidade. “A ABENFAC tem a sua data legal de inauguração em 19 de janeiro de 2014, mas é na data de hoje que ela verdadeiramente dará início a sua existência!”.

A juíza Mara Rúbia Costa Soares afirmou que não poderia deixar de estar presente num evento tão grandioso e ponderou: “Enquanto a sociedade brasileira fala em punir, o município de Corrente pensa numa forma de amparar os menores. Quero enaltecer o trabalho do Conselho Tutelar e parabenizar a ABENFAC pela iniciativa!”.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti Barros falou sobre a importância das políticas públicas desenvolvidas no município e sobre a importância da participação da sociedade. “O problema do menor não se resume a abriga-los. A sociedade precisa se conscientizar de que se trata de um problema que é seu, pois a violência que ocorria apenas nos grandes centros hoje está acontecendo aqui no interior e estes menores não podem ser deixados ao léu, pois a tendência é de que a situação se agrave cada vez mais”.

Sobre a manutenção da Casa do Menor, o prefeito destacou. “Assim como colocou a presidente da ABENFAC, há tantas maneiras de colaborar que ninguém pode deixar de fazer a sua parte. Além da contribuição da prefeitura, a Casa do Menor precisará do trabalho voluntário, da contribuição dos profissionais da área e da ajuda financeira. A exemplo do que fiz com a APAE, assumo aqui o compromisso de contribuir mensalmente com R$ 100 reais e espero que muitas pessoas também contribuam. Não deixemos que a ABENFAC enfrente sozinha os seus problemas, pois será impossível. É necessário que se aglutinem todas as pessoas interessadas em salvar o menor, pois se nós não o fizermos o que será da sociedade correntina amanhã!”.

Imediatamente após o pronunciamento do prefeito, inúmeras pessoas da comunidade já assumiram o compromisso de contribuir mensalmente com a instituição e assinaram um termo de compromisso.

A Casa do Menor está localizada na Rua Benjamim Nogueira, nº 240, ao lado da Unidade Escolar Manoel da Cunha. O telefone para contato é (89) 9978-5755.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »