20/04/2015 às 11h48min - Atualizada em 20/04/2015 às 11h48min

Corrente sedia I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Secretário da SEID anuncia construção do Centro Regional de Reabilitação

Ascom

A Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa  com Deficiência  (SEID), em parceria com  Prefeitura Municipal de Corrente e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMUDE) realizou I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Estiveram presentes autoridades estaduais e municipais, representantes do executivo de diversos municípios da região, de organizações governamentais e não governamentais, entidades, acadêmicos e pessoas da comunidade interessadas em participar da discussão.

O Secretário da SEID, Mauro Eduardo Cardoso e Silva, destacou a importância da discussão proposta pela Conferência, momento em que podem ser avaliadas os avanços e o que precisa ser conquistado. “Hoje já temos algumas importantes conquistas, como o Passe Livre às pessoas com deficiência que precisam transitar pelo estado, com seus acompanhantes, conquista resultado de uma conferência como esta. Temos também o Passe Livre Cultura e o Estatuto Estadual da Pessoa com Deficiência, que será sancionado na próxima semana. Precisamos mais e nada melhor do quem conhece a realidade dos municípios para fazer novas propostas,  estamos aqui para isso”, colocou.

O secretário também fez um importante comunicado sobre o compromisso assumido pelo governador Wellington Dias sobre a vinda de um Centro Regional de Reabilitação para Corrente. “Sabemos das dificuldades de locomoção dos moradores de Corrente e região para a capital e por isso sabemos da importância desse Centro de Reabilitação”, destacou.

O prefeito do município de Corrente, Jesualdo Cavalcanti Barros, lembrou das dificuldades existentes às pessoas com deficiência que moram nos municípios do interior. “É muito difícil enfrentarmos o problema da inclusão; as cidades não são planejadas para acessibilidade. Em Corrente temos uma preocupação muito grande com essa realidade e estamos sempre em busca de políticas que possam amenizar as dificuldades decorrentes da falta de acessibilidade. Também queremos manifestar nossa alegria com o compromisso assumido pelo governador sobre a construção do tão sonhado Centro de Reabilitação Regional e para ganhar tempo, definiremos ainda hoje o terreno que será doado ao Estado para a execução da obra”.



Secretário da SEID, Mauro Eduardo, entrega carteirinha de passe livre

No evento foram proferidas palestras e promovidas mesas redondas para discussão dos avanços da inclusão das políticas das pessoas com deficiência, assim como discutidas propostas de trabalho que serão apresentadas na IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a ser realizada em Teresina, pelos delegados que serão eleitos durante as Conferências Regionais.


Mesa de honra da solenidade

Apresentação cultural dos alunos da APAE de Corrente


Gerente de Acessibilidade e Inclusão do município de Corrente, Ubiraci Lustosa


Rony Azevedo, deficiente físico, denunciou a falta de cota para deficientes no edital da UESPI

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »