01/11/2015 às 22h55min - Atualizada em 01/11/2015 às 22h55min

Professor do IFPI Campus Corrente publica livro baseado em conceitos do filósofo Hans Jonas

Obra será lançada no dia 6, no Campus

IFPI

O professor do Campus Corrente do Instituto Federal do Piauí, João Batista Farias Junior, publicou o livro "Vida e Liberdade: pressupostos ontológicos da ética da responsabilidade de Hans Jonas". A obra foi escrita a partir da dissertação de mestrado defendida pelo professor no Programa de Pós-graduação em Ética e Epistemologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O livro aborda a ética da responsabilidade, conceito desenvolvido pelo filósofo alemão Hans Jonas. Conhecida como uma das principais teorias morais para a era da civilização tecnológica, a ética da responsabilidade visa guiar as ações humanas no cenário distópico em que a tecnologia vem sendo desenvolvida, tendo como plano de fundo o reconhecimento do valor de bem em si que a vida possui.

"Segundo Hans Jonas, só uma ética fundada em uma interpretação adequada do fenômeno do Ser estaria apta a guiar as ações do ser humano no crítico momento da humanidade. Esta obra tem por objetivo apresentar de que modo Jonas concebe os conceitos de vida e liberdade, presentes em uma filosofia da biologia, como conceitos fundamentais, ou de outra maneira, como pressupostos ontológicos para a fundamentação de sua teoria", diz João Farias.

No dia 6 de novembro, a obra será lançada no Campus Corrente com a participação dos alunos do curso de Filosofia da Universidade Aberta do Brasil-UFPI. João acrescenta que, de 18 a 20 de novembro, lançará o livro durante o IV Colóquio Hans Jonas, que será realizado na UFPI.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »