27/08/2018 às 08h52min - Atualizada em 27/08/2018 às 08h52min

Ministério Público, em parceria com a SEDUC, promoverão capacitação sobre a Lei Maria da Penha em Corrente

Evento será destinado a diretores, coordenadores e professores de escolas públicas e privadas

Portal Corrente
O promotor Francisco de Jesus Lima será um dos palestrantes
O projeto "Lei Maria da Penha nas Escolas: desconstruindo a violência, construindo diálogos", uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), chega à região de Corrente na próxima terça-feira (28). O projeto é um divisor de águas no enfrentamento à violência contra a mulher. 

O MPPI, através do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, e a Seduc, através da 15ª Gerência Regional de Educação realizam o evento de lançamento às 7:30, na Casa da Cultura Cel. Benjamin José Nogueira. O projeto visa diminuir os elevados índices de violência contra a mulher por meio da educação, com palestras de capacitação para professores, alunos e comunidade escolar. 

A gerente de Inclusão e Diversidade da Seduc, Fátima Solano, explica que já foram realizadas capacitações nas gerências de Barras, Regeneração, Teresina, São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Uruçuí, envolvendo diretores, coordenadores pedagógicos e professores. Esses últimos serão os disseminadores junto aos alunos. 

"Esse ano, queremos ainda mais. A perspectiva é de executar os trabalhos nas escolas dos municípios jurisdicionados às GREs que fizerem adesão às propostas e dar continuidade nos trabalhos que já iniciamos aqui em Teresina. Nossa meta é contemplar mais de 300 escolas", destaca a gerente.  

O secretário de Educação, Hélder Jacobina, observa que o público final da campanha é constituído por adolescentes entre 13 e 16 anos, despertando a consciência sobre a importância do combate à violência contra a mulher desde cedo.  

"Nosso trabalho é preventivo. O aluno que participa desse projeto não sai mais o mesmo. Percebemos que ele sai com um olhar diferenciado e esperamos que consiga transformar a realidade da mulher onde está inserido. Esse é nosso grande objetivo", observa o secretário.

PROGRAMAÇÃO: 
• 7:30 – Credenciamento 
• 8:00 – Abertura (pontualmente) o Composição da mesa de autoridades o Acolhida: Coordenadora de Ensino e Aprendizagem 15ª GRE – Prof.ª Elen Joanne Silva o Abertura oficial: Gerente Regional de Educação 15ª GRE – Prof.ª Socorro Amorim 
• 8:30 – Representação do Ministério Público de Corrente – PI. 2ª Promotoria de Justiça - Dra. Gilvânia Alves Viana 
• 9:00 – Abordagem da Lei 11.340/2016: Violência doméstica contra a mulher. Aspectos jurídicos e educacionais – Dr. Francisco de Jesus Lima (Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI) 
• 11:00 – Intervalo 
• 11:20 – Violência doméstica contra a mulher: considerando a ação educativa para prevenção da violência – Prof.ª Amparo Veloso (Gerência de Inclusão e Diversidade – GID/SEDUC-PI) 
• 12:45 – Entrega de material e encaminhamentos finais 
• 13:30 – Encerramento

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »