20/10/2018 às 16h31min - Atualizada em 20/10/2018 às 16h31min

Agespisa instala a terceira estação elevatória de esgoto em Corrente

Com a instalação do equipamento todas as estações do município estão devidamente equipadas

Viviane Setragni
Portal Corrente
A AGESPISA concluiu essa semana a instalação da terceira estação elevatória de esgoto da cidade de Corrente. Localizada na rua João Pacheco, próximo à Unidade de Saúde do Centro, a estação está agora equipada com um grupo gerador completo, evitando o extravasamento de esgoto na unidade quando ocorrem as eventuais quedas de energia, tão comuns no período invernoso.

De acordo com o chefe do escritório de Corrente, Claudeci Fernandes, agora as três estações da cidade estão totalmente equipadas com bomba e grupo gerador. “As três estações possuem bombas e grupo gerador similares, facilitando a manutenção das mesmas. Além disso,  as três estações elevatórias estão muradas e todos os equipamentos de proteção, como tampas e caixas foram reformadas”, relata.

Manutenção preventiva será feita semanalmente

Quanto à manutenção da rede de esgotos da cidade, Claudeci informa que ela será realizada semanalmente de forma preventiva. “Nessa semana aproveitamos a presença do veículo de manutenção que veio de Teresina para revisar toda a rede da cidade, que deverá ser concluída somente no sábado à tarde. Com o nosso caminhão próprio, estaremos realizando a manutenção preventiva todas as sextas-feiras, evitando que pequenos problemas tomem maiores proporções”, colocou.
 
Veículo que faz a manutenção da rede em Corrente precisa ser substituído por um mais moderno

Ele explica que o caminhão pertencente à unidade de Corrente possui apenas o jateamento, o que às vezes dificulta a manutenção. “Eventualmente é necessário fazer a sucção na rede para a desobstrução e precisamos esperar vir um caminhão de outra unidade para fazer a manutenção. Para resolver esse problema, nós protocolamos ao presidente da Agespisa um ofício, através da superintendência regional de Bom Jesus, solicitando o envio de um caminhão novo para Corrente”, informa Claudeci.

Quanto aos problemas na rede de esgoto, ele faz um importante alerta. “Nós identificamos, junto à equipe técnica de Teresina que esteve aqui trabalhando conosco essa semana, que um dos grandes causadores de problemas nos equipamentos das estações elevatórias é o óleo despejado na rede de esgotos por oficinas mecânicas, postos e lava-jatos. Isso consiste em crime ambiental inafiançável e a AGESPISA em breve estará tomando as medidas legais contra aqueles que persistirem nessa prática, pois quem está sendo penalizada cada vez que os equipamentos estragam é a população de Corrente”, enfatiza.

 

Esgoto das sargetas não é responsabilidade da Agespisa
(Final da rua João Pacheco, próximo à UBS do Centro)

Sobre o esgoto das sarjetas jogado diretamente no rio, Claudeci esclarece que a AGESPISA não tem responsabilidade. “Frequentemente são feitas denúncias contra a Agespisa por esgoto jogado diretamente no rio, mas a nossa responsabilidade é somente sobre a rede de esgoto que já existe na cidade”.
 

Estação elevatória da Rua João Pacheco está em pleno funcionamento


As três estações elevatórias da cidade estão muradas e protegidas


Manutenção preventiva dos equipamentos

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »