16/09/2019 às 20h25min - Atualizada em 16/09/2019 às 20h25min

IFPI Corrente realiza VI Simpósio de Gestão Ambiental do Piauí

Redação
 

Entre os dias 4 e 6 de setembro, a temática Educação Ambiental foi o centro das discussões no VI Simpósio de Gestão Ambiental do Piauí, realizado no Campus Corrente. O evento contou com um amplo público nas mesas redondas, mostra científica, palestras, minicursos, oficinas, roda de conversa e visita técnica ao Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

Estudantes, professores, servidores públicos, juristas, profissionais autônomos e comunidade local participaram ativamente do maior evento de Ciências Ambientais do estado do Piauí, que teve como objetivo ampliar o debate acerca da temática "Educação ambiental: ação individual e responsabilidade social". Foram abordados temas como o papel das organizações não-governamentais frente às questões ambientais, educação ambiental e comunicação social em unidades de conservação, diálogos entre a educação ambiental e a prática jurisdicional, ações de educação ambiental em empresas. 

    

  

O evento contou ainda com a apresentação de tecnologias sociais que possibilitam o uso sustentável dos recursos naturais, com ênfase no aproveitamento energético da radiação solar, como os projetos “Litro de Luz”, que leva iluminação sustentável e gratuita para comunidades desprovidas de energia elétrica, e o projeto de produção de fogão solar, apresentado em oficina e palestra, que visa o aproveitamento da radiação solar para o preparação de alimentos em comunidades carentes. 

   

A Mostra Científica mobilizou os estudantes e pesquisadores participantes no evento, com a divulgação das pesquisas desenvolvidas sobre diversos temas relacionados às Ciências Ambientais e outras correlatas. Os melhores trabalhos do VI SIMGEAPI serão encaminhados para publicação na Revista Brasileira de Meio Ambiente.

“Na sua sexta edição o SIMGEAPI possui notoriedade de um grande evento científico. É fascinante saber que o nosso evento já conta, anualmente, com a contribuição de pesquisadores renomados de diversas instituições do país”, falou Israel Lobato, presidente do VI SIMGEAPI.

  

“Foi um evento esplêndido! Todas as atividades relacionadas ao evento foram planejadas e executadas com uma riqueza de detalhes... Participei de maneira proativa no evento e, esta experiência fez com que aumentasse a minha certeza de que estou no lugar certo, na área certa e no curso certo”, disse Lívia Raquel Nunes, aluna do 2º módulo do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Corrente.









 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »