04/12/2019 às 15h04min - Atualizada em 04/12/2019 às 15h04min

Professor da UESPI de Corrente recebe honrarias do Mérito Agropecuário das mãos do governador Wellinton Dias

Solenidade aconteceu durante a abertura oficial da 69ª edição da Expoapi, em Teresina

Viviane Setragni
Portal Corrente
O professor Dr. Hermógenes Almeida de Santana Júnior, do Curso de Zootecnia da UESPI de Corrente, foi um dos homenageados com a honraria do Mérito Agropecuário João Mendes Olímpio de Melo, concedido a pessoas e instituições que colaboram com o desenvolvimento do setor agropecuário no Piauí. Ele recebeu a honraria das mãos do governador Wellington Dias em solenidade realizada durante a abertura oficial da 69ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, em Teresina.

A indicação para a homenagem foi feita pela Associação Piauiense dos Criadores de Zebu -APCZ.

O professor agradeceu a homenagem. " Sinto-me muito orgulhoso e com o sentimento de colaboração com o desenvolvimento do Estado do Piauí, principalmente levantando a bandeira da Zootecnia, da UESPI, dos pecuaristas sul piauienses e da sociedade civil do Extremo-Sul, o qual abraçou nossas ações", comentou.

Hermógenes Almeida de Santana Júnior é professor do Curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) de Corrente, responsável pelo Laboratório de Nutrição Animal. Ele também é professor do Programa de Pós graduação em Zootecnia Tropical da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Confira a sua tragetória:

Zootecnista pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em 2010, Mestre e Doutor pela mesma instituição. Ingressou no Magistério Superior em 12/05/2012 como Professor do Curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Piauí, Campus Corrente, atuando nas disciplinas Bovinos de Corte e Formulação de Ração.

Em 2013, ingressou como Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Zootecnia Tropical da Universidade Federal do Piauí, em que ministra as Disciplinas “Tópicos de Nutrição de Bovinos em Pastejo” e “Tópicos de Bovinocultura de Leite e de Corte”.

É Revisor Ad Hoc de diversas revistas científicas internacionais e órgãos de fomento a pesquisa. Membro do Conselho Editorial da Editora Universidade Estadual do Piauí. Membro da Câmara Técnica das Ciências Agrárias na FAPEPI. Membro do Comitê Interno de Pesquisa UESPI. Coordenador do PRORÚMEN “Grupo de estudos: Produção de Ruminantes no Nordeste)”. Responsável pelo Laboratório de Nutrição Animal. Líder do Grupo de Pesquisa "Produção Animal e Forragicultura no Piauí". Atuou como Coordenador de Curso por 4 mandatos. Ex-Presidente da Comissão Regional de Educação em Zootecnia - CREZ/CRMV-PI.

No ensino, atuou na reformulação do Projeto Pedagógico que elevou o Curso de Zootecnia da posição 112º (último) para 39º no Brasil (119 cursos), sendo 5º entre os cursos de Zootecnia do Nordeste e 1º entre as estaduais do Nordeste Brasileiro. Criou os módulos didáticos de Bovinocultura Leiteira, Caprinovinocultura, Avicultura Caipira, Suinocultura, Equinocultura e o Campo Agrostológico, além do Laboratório de Nutrição Animal, visando melhor formação dos futuros Zootecnistas, assim como atendimento ao produtor rural.

Na pesquisa, conduziu dezenas de pesquisas, focando em solucionar as barreiras produtivas do produtor do Piauí, o que gerou dezenas de resumos expandidos, artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, além de participação dos estudantes nos principais congressos nacionais.

Na extensão, coordenou diversos projetos de atuação com a sociedade, fazendo com que o curso de Zootecnia de Corrente, extrapolasse os muros do Campus difundido conhecimento e promovendo o desenvolvimento social e econômico daquela população. Co-organiza a ExpoCorrente desde 2017, permitindo maior visibilidade e atratividade da pecuária piauiense.

Atualmente, tem atuado na articulação de captação de novos investidores na área industrial da pecuária para o extremo sul piauiense, alavancando a agregação de valor dos produtos, assim como gerando empregos.

Encontra-se realizando o Pós-Doutoramento na área de “Manejo de Pastagens para Bovinos”.




 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »