20/09/2023 às 14h04min - Atualizada em 20/09/2023 às 14h04min

Telemedicina inova área da saúde em Sebastião Barros e supre 70% da demanda por médicos especialistas

Uma novidade recém-implementada na área da saúde no município de Sebastião Barros vem sanando parte da grande demanda por médicos especializados:  a telemedicina, ou consultas médicas online, estão ajudando a diminuir drasticamente a fila de espera.

Com grande número de pacientes que aguardam por uma oportunidade de consultar com um profissional que não está disponível na rede básica de saúde, na prática muitos ficam sem solução para o seu problema, já que a maioria da população não tem condições de viajar até um local que tenha o atendimento disponível a tempo, nem mesmo condições de pagar por uma consulta particular, ainda assim em outras cidades, o que também é complicado. Por outro lado, o poder público muitas vezes não encontra profissionais disponíveis para realizar atendimentos em municípios do interior, nem dispõe de recursos suficientes para enviar os pacientes para as grandes cidades, onde há oferta maior de vagas.

Mas o atendimento em telemedicina já é uma realidade em Sebastião Barros. A modernidade, nunca antes vista por muitos, mostrou-se como um caminho viável e prático, facilitando a aproximação dos pacientes aos profissionais especializados, garantindo que, pelo menos nos casos menos graves, a pessoa terá a orientação adequada do profissional e resolverá o seu problema. Nos casos mais graves, é feito o direcionamento adequado.

As consultas são agendadas previamente pelo médico da UBS. No dia e horário marcados, os pacientes também são acompanhados pelo médico da unidade de saúde, que participa e contribui para o sucesso do atendimento, intermediando a consulta e garantindo que não haja dúvidas no diálogo entre o médico especialista e o paciente.

Há disponibilidade para atendimento na área de cardiologia, psiquiatria, neurologia e outras, somando ao total 14 especialidades. 

Segundo a coordenadora geral de Saúde do município, Edinísia Mariano de Carvalho, a nova modalidade tem suprido 70% da demanda por médicos especialistas. "São 12 pacientes atendidos semanalmente, o que diminuiu significativamente a lista de pacientes que aguardam por atendimento", explica.

O prefeito Pablo Carvalho comemora o sucesso do novo serviço implementado. "Estamos satisfeitos com os resultados que já alcançamos, superou as nossas expectativas. De forma simples e viável resolvemos um problema que se arrastava há anos, a maioria das pessoas atendidas não teria condições de fazer uma viagem para ir em busca de uma consulta como essas que estamos fazendo aqui mesmo, estamos felizes em poder trazer esse benefício para a saúde da nossa população!", comentou o gestor.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »