12/04/2024 às 11h49min - Atualizada em 12/04/2024 às 11h49min

Três ex-prefeitos de Sebastião Barros estão na lista dos inelegíveis do TCE-PI

Outros ex-gestores também constam na lista que será enviada ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Portal Corrente

A lista dos gestores municipais que tiveram suas contas julgadas irregulares e/ou com emissão de parecer prévio pela reprovação, atualizadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) na última semana, chamou atenção dos moradores de Sebastião Barros pela quantidade de ex-gestores do município apontados no documento. São ex-prefeitos, secretários e gestores municipais e até um ex-vereador que constam na lista, a qual será enviada ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

A inclusão na lista do TCE não gera a inelegibilidade do candidato automaticamente, pois compete à Justiça Eleitoral declarar a inelegibilidade ou não de um responsável que conste da lista, assim como as decisões proferidas pelo TCE-PI podem também não prevalecer por decisão da Câmara Municipal. Entretanto, gestores que prezam pela gestão pública e que governam com responsabilidade e lisura dificilmente irão aparecer na referida lista.

Por ordem cronológica do tempo de gestão, o primeiro nome mencionado é o do ex-prefeito Geraldo Eustáquio Machado, cuja conta da prefeitura foi julgada irregular.

A gestão do ex-prefeito Nivaldo Roberto teve as Contas de Governo dos anos de 2013, 2014 e 2015 reprovadas, e as Contas de Gestão de 2014 e 2015 apontadas com irregularidades. 

Já o último ex-prefeito Onélio Carvalho, que esteve à frente do executivo municipal entre os anos de 2017 e 2020, surpreende com a reprovação das suas Contas de Governo dos 4 anos em que foi prefeito. As Contas de Gestão de 2018, 2019 e 2020 foram ainda consideradas irregulares pela Corte. Ao ex-prefeito também foram imputadas irregularidades na gestão do Fundeb e da Fundação Municipal de Saúde no ano de 2019.

Referente ao período, aparecem ainda a então Gerente do Fundo Municipal de Previdência Social (FMPS), Ingridy Cibelle de Carvalho Guedes, com as contas julgadas irregulares pelo Tribunal.

Por fim, além dos ex-gestores municipais, foi julgado também com parecer por irregularidades o ex-vereador Jagney Jonhson Lisboa Cunha, nos anos de 2017 e 2018, período em que presidiu a Câmara de Vereadores. O nome dele é apontado para coordenar a campanha do pré-candidato Ramiro Lobato à prefeitura de Sebastião Barros. 

Quanto ao atual gestor, Pablo Carvalho, ele já teve as suas Contas de Governo e de Gestão do ano de 2021 julgadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), tendo sido ambas aprovadas.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »